30 Outubro 2024 | AutoData EVENTO » SALÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS DE HANNOVER A Iveco também mostrou o seu S- -eWay para longas distâncias com autonomia de 400 quilômetros. Ele é equipado com um eixo elétrico da FPT. Porém o seu destaque no IAA foi o chassi-cabine eMoovy. Com capacidade de carga de 2,5 a 3,5 toneladas tem autonomia de 320 quilômetros com possibilidade de adicionar outros 100 em apenas 10 minutos de carga em sua bateria de 76 kWh. O eMoovy é produzido pela Hyundai e distribuído na Europa pela Iveco. O processo modular de produção da Scania permite oferecer múltiplas configurações de cabine e diversos tipos de motorizações. Isto também se aplica às versões 100% elétricas apresentadas no IAA. São três opções de propulsão eletrificada, mas apenas o conjunto EM C3-6, com transmissão de seis velocidades, pode ser configurado com cabines para o transporte de longas distâncias. São duas opções de potência do motor elétrico: 400 kW e 450 kW, respectivamente 540 hp e 610 hp. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer muitos dos novos caminhões em um programa de test-drive dentro de um dos maiores pavilhões do parque de exposições. No total sessenta veículos estavam disponíveis para rodar com clientes e, segundo a VDA, foram realizados 6,3 mil testes apenas neste espaço. Não houve tempo de conhecer em pormenores as diversas empresas chinesas que pela primeira vez estiveram no salão alemão, mas foi possível notar que elas vieram em grande número, apresentando suas baterias e diversas outras soluções para o transporte. ALTERNATIVAS Houve também algumas iniciativas de fabricantes que expuseram versões de seus caminhões pesados com motorização a combustão que utilizam o HVO, ou diesel verde, produzido a partir de um processo de hidrotratamento de óleos vegetais. Mas, assim como a falta de infraestrutura de carregamento elétrico para os caminhões pesados utilizados no transporte de longas distâncias, o HVO ainda é uma opção pouco utilizada porque sua produção ainda é cara e em baixos volumes na Europa. Também estiveram presentes em quase todos os estantes de fabricantes os veículos movidos de alguma forma com o hidrogênio, seja para gerar eletricidade em células de combustível ou em motores a combustão utilizando o gás que também é considerado zero-emissão pela União Europeia. Mas esta tecnologia deverá aumentar seu protagonismo somente daqui a dois anos ou mais, nos próximos IAA. Por enquanto fica a sensação que na maior exposição de veículos comerciais do planeta a descarbonização por meio da eletrificação chegou com tudo às ruas e estradas, mesmo que ainda não existam tomadas suficientes para abastecê-los com eletricidade. Iveco S-eWay: pesado para longas distâncias com autonomia de 400 quilômetros. Divulgação/Iveco
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