29 AutoData | Outubro 2024 em 30% e mais da metade do público que visitou a exposição ocupa cargos executivos, sendo que acima de três quartos deles são tomadores de decisões em suas corporações. Mais de 50% das pessoas que circularam nos enormes pavilhões do Centro de Exposições de Hannover indicaram planos de investir nos próximos seis a doze meses, participando do IAA especificamente para tomar essas decisões de investimento, de acordo com levantamento da VDA. SAFRA ELÉTRICA DE PESADÕES Nesta edição do IAA os principais fabricantes demonstraram seus novos produtos totalmente elétricos, os grandes destaques da exposição. E, também, os primeiros resultados dos veículos que começarão a tomar conta da paisagem das estradas. É o caso da Mercedes-Benz com o seu eAcrtos 600, o maior destaque deste IAA, eleito o International Truck of the Year 2025, tradicional reconhecimento da imprensa europeia especializada durante o evento na Alemanha. O caminhão elétrico pesado da Mercedes-Benz começa a ser produzido em novembro, já tem 2 mil pedidos em carteira e deve ganhar as estradas a partir do início de 2025. O modelo, que tem capacidade combinada de carga de 40 toneladas, se destaca porque os testes demonstraram uma ótima relação de consumo que garante autonomia de 500 quilômetros. O eActros 600 utiliza dois packs de baterias LFP, de lítio-ferro-fosfato, de 621 kWh, e o consumo aferido foi de 103 kWh a cada 100 km rodados, o que corresponde ao consumo de 10 litros de diesel no mesmo caminhão com motor a combustão. A Volvo saiu na frente na corrida da eletrificação e hoje tem 51% de participação nos negócios de caminhões elétricos no continente europeu. Contabiliza 100 milhões de quilômetros rodados na Europa com 4,2 mil caminhões elétricos circulando em cidades e estradas de 48 países. No IAA o destaque da Volvo foi seu caminhão para longas distâncias FH Electric, que começará a ser entregue aos clientes no segundo semestre de 2025. Antes disso, porém, no estande da Volvo o que chamou a atenção é a autonomia do modelo, de 600 quilômetros, um alcance impressionante obtido pela utilização de um novo eixo elétrico de transferência mais compacto e eficiente, permitindo a utilização de um pacote maior de baterias, segundo a Volvo. No estande ao lado a DAF também mostrou seu caminhão pesado elétrico XF, para longas distâncias com 500 quilômetros de autonomia utilizando baterias de lítio ferro-fosfato de alta intensidade, de acordo com a empresa. O modelo compartilha esta configuração com outros dois caminhões, os XB e XD, destinados a aplicações urbanas e regionais. Scania levou ao IAA opções de caminhões elétricos de 540 hp a 610 hp Divulgação/Scania
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