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28 Outubro 2024 | AutoData EVENTO » SALÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS DE HANNOVER TOMANDO ATITUDES Quase todos os fabricantes têm iniciativas para tentar amenizar a falta de carregadores investindo eles mesmos em instalações em algumas rotas europeias, ou adotando outro tipo de modelo de acordo com as necessidades dos clientes. A Scania informa que 90% das emissões acontecem quando seus caminhões estão rodando nas estradas. Por isto investirá em estações de recarga para seus clientes: “Vamos instalar 40 mil carregadores nos pontos de partida e de chegada dos caminhões de nossos clientes até 2030”, disse Christian Levin, CEO do fabricante sueco. Mesmo considerando que esta iniciativa seja suficiente para atingir o objetivo da Scania de, até 2030, converter 50% de suas vendas para caminhões elétricos, Levin pediu a contribuição dos governos para concluir o que chama de transição à mobilidade limpa: “Essa transformação está indo devagar. A mensagem dos clientes é clara: precisamos equalizar os preços [dos caminhões elétricos com os a diesel] em todos os segmentos e mercados. Isto tem que acontecer rápido e tem a ver com a oferta de infraestrutura e energia verde a preços justos. Nós não podemos fazer isto, mas os políticos e autoridades podem”. A Volvo é a líder de vendas de veículos comerciais elétricos na Europa com seus caminhões urbanos e para transporte em curtas distâncias e, mesmo que seu modelo para longas distâncias comece a ser entregue para os clientes a partir do segundo semestre de 2025, a empresa já está se antecipando e investindo na instalação de mais de 1,7 mil pontos de recarga na região nos próximos anos. Para Andrea Gorbach, chefe de tecnologias para caminhões da Daimler, o tema já deveria ter sido abordado pelas autoridades com antecedência para que as ações estivessem em curso: “Não vemos vontade dos governos em implementar ações. Precisamos de infraestrutura, precisamos de apoio para que os negócios ganhem tração”. Como ainda há essa incerteza a Mercedes-Benz também tomará a iniciativa de instalar 1 mil carregadores rápidos para caminhões na Europa até 2027. Em conversas informais com executivos brasileiros de vários fabricantes presentes ao IAA 2024 sobre este gargalo, que ameaça o crescimento do mercado de caminhões elétricos para transporte em longas distâncias na Europa, o comentário geral foi: se é difícil eletrificar as rotas por aqui imagine o desafio lá no Brasil, onde esta estrutura sequer foi pensada ainda. O MAIOR DE TODOS Nem só de discursos preocupantes e política se fez o IAA 2024. Grandioso, abrigou 1,7 mil expositores, um aumento de 21% em comparação com 2022. Foram 145 estreias mundiais para um público de aproximadamente 145 mil visitantes, aumento de 10% com relação à última edição de 2022. Vale destacar a audiência qualificada presente. O número de visitantes comerciais em posições de liderança aumentou DAF apresentou versão elétrica de seu extrapesado XF com autonomia de 500 quilômetros Divulgação/DAF

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