26 Outubro 2024 | AutoData EVENTO » SALÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS DE HANNOVER rápida, bem-sucedida e generalizada de veículos para neutralizar as emissões é a infraestrutura necessária — especialmente em termos de estações de recarga e expansão de rede com visão de futuro, bem como estações de reabastecimento de hidrogênio. Todas as partes interessadas devem agora ser responsabilizadas. Para fazer um progresso significativo aqui, Berlim e Bruxelas [sede da União Europeia e onde opera a Comissão Europeia] precisam estabelecer uma iniciativa de infraestrutura e implementá-la o mais rápido possível”. DA INTENÇÃO À PRÁTICA O principal objetivo dos fabricantes no IAA 2024 foi sair da exibição estática para a prática, apresentando os caminhões de longa distância elétricos que vão ganhar as estradas já nos próximos meses. No entanto, após a tradicional pompa para mostrar os novos produtos com grandes volumes de tecnologia futurística, o que se ouviu foi um tom de preocupação nas declarações, pois há grandes possibilidades de a eletrificação não decolar porque não haverá como oferecer energia aos caminhões nas estradas europeias. “Precisamos mandar uma mensagem aos políticos de Berlim e de Bruxelas: a infraestrutura tornou-se um obstáculo à eletrificação.” Assim Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz – que em 1º de outubro assumiu o comando de todo o grupo na Daimler Truck –, começou a abordar o tema que ocupou boa parte do seu discurso no IAA. Segundo Rådström os países que formam a União Europeia têm, hoje, seiscentas estações de recarregamento elétrico em suas estradas: “Mas é preciso instalar 35 mil postos até 2030 para atingirmos as metas de emissões. Serão necessárias quatrocentas novas estações por mês se quisermos chegar lá cumprindo as exigências de redução de CO2”. Para Jan Helmgreen, vice-presidente de produtos da Volvo, a preocupação é compartilhada pelos clientes, que podem adiar suas compras de caminhões pesados elétricos enquanto não houver estrutura adequada ao longo das rotas mais utilizadas na Europa. Os principais executivos da DAF e da Iveco, ao lado dos seus caminhões elétricos, também abordaram com muito O elétrico pesado Mercedes-Benz eActros 600 com autonomia de 500 quilômetros: eleito Caminhão do Ano no IAA. Divulgação/Mercedes-Benz
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