25 AutoData | Outubro 2024 Mas este futuro próximo demonstrado no IAA, para ser concretizado, ainda precisa de outros passos que estão além de ter os veículos prontos para rodar. Por isto o evento foi marcado pela cobrança exaustiva dos executivos para que as autoridades europeias aumentem substancialmente a velocidade de instalação da infraestrutura para atender à necessidade de recarregamento dos veículos elétricos. Sem isto os caminhões zero-emissão, que demandaram bilhões de euros para o seu desenvolvimento, não terão função prática alguma pois não poderão ser recarregados nem adotados pelos transportadores. Após todos os líderes das empresas abordarem o assunto, ao fim do evento, em 22 de setembro, a VDA, associação dos fabricantes de veículos e autopeças da Alemanha, também se manifestou veementemente e deixou no ar que o diálogo poderá ser retomado para, enfim, concluir este primeiro e importante passo da descarbonização da mobilidade. A presidente da VDA, Hildegard Müller, manifestou em comunicado a preocupação do setor com este gargalo à eletrificação: “O maior obstáculo para uma adoção Divulgação/Mercedes-Benz Divulgação/Mercedes-Benz Apresentação de Karin Rådström: “Precisamos mandar uma mensagem aos políticos de Berlim e de Bruxelas; a infraestrutura tornou-se um obstáculo à eletrificação”. Martin Daum e sua sucessora Karin Rådström: “Não somos o problema, somos parte da solução”.
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