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21 AutoData | Outubro 2024 E o edital prevê também que, nesta situação, haja rediscussão dos preços, uma vez que a licitação ocorreu em outubro de 2023, um período muito longo para se ignorar a inflação e a variação do dólar”. Dos 15 mil 320 ônibus escolares a serem comprados com verbas do programa até o ano que vem a Iveco venceu a licitação para fornecer 7,1 mil unidades, a Volkswagen Caminhões e Ônibus ficou com fatia de 5,6 mil e as demais ficarão a cargo da Volare, do Grupo Marcopolo, com 2,2 mil, e Agrale, com quatrocentos. RENOVAÇÃO DE FROTA? Tema recorrentemente questionado pela Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos, a renovação da frota voltou à pauta no Fórum Perspectivas Ônibus durante a apresentação do ex-presidente, e um dos atuais vice-presidentes da entidade, Luiz Carlos Moraes, também diretor de comunicação corporativa e relações institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. Para Moraes o principal desafio agora está em como tornar viável fundos suficientes para que a iniciativa não seja um projeto temporário, mas um programa permanente: “A MP 1 175 ficou em vigor por pouco tempo no ano passado, mas foi uma experiência concreta sobre como operacionalizar a renovação da frota, até porque envolve o direcionamento de veículo velho à reciclagem, e isto tem um custo”, afirmou, referindo-se ao programa que concedia descontos de até R$ 99,4 mil na compra de modelos novos condicionados à entrega para reciclagem de veículos com mais de vinte anos de uso. Moraes exemplificou que, na época, foi apresentado ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, um veículo com 44 anos de uso que seria destinado à reciclagem: “Ele estava com o pneu todo careca, sem parafuso nas rodas e sem porta. Quantos como ele estão rodando nas estradas brasileiras todos os dias? Mas tirá-lo de circulação custou R$ 40 mil”. O vice-presidente da Anfavea disse que Alckmin entendeu a importância da renovação da frota e prova disso foi que realizou visitas às fabricantes para buscar mais elementos sobre como ir adiante com a iniciativa: “Trata-se de uma longa jornada, que pode promover, na esteira, inclusive, o desenvolvimento de outras indústrias ao redor da nossa, como a economia circular. Mas tudo tem um custo e o desafio do governo está em como obter recursos para tal”. [Com reportagens de Caio Bednarski e Soraia Abreu Pedroso]

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