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20 Outubro 2024 | AutoData EVENTO AUTODATA » FÓRUM PERSPECTIVAS ÔNIBUS 2024 fabricantes asiáticos estão conquistando cada vez mais espaços na América Latina antes dominados pela indústria instalada no Brasil. “Os asiáticos estão deitando e rolando onde isto não acontecia antes”, disse Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo. “Existe uma grande dificuldade de se manter as exportações com a porteira aberta nos países latino-americanos e preços finais que, muitas vezes, estão abaixo do custo de produção no Brasil.” Para a Iveco Bus, que tem na América Latina seu principal mercado fora da Europa, as marcas asiáticas vêm fazendo trabalho intenso principalmente em países como Chile, Peru e Colômbia, relatou o vice-presidente Danilo Fetzner: “Vemos, hoje, ameaças relativamente importantes porque os principais mercados da região são importadores mas, ao mesmo tempo, são completamente invadidos por produtos chineses”. Fetzner ressaltou, porém, oportunidades em nichos de mercado para energias alternativas ao elétrico, ao lembrar que do fim de 2022 ao início 2023 a empresa ganhou licitação na Colômbia para fornecer ônibus a gás: “Precisamos seguir identificando segmentos em que dá para trabalhar melhor, e em países que consideram o Brasil como seu principal fornecedor”. CAMINHO DA ESCOLA Dos cerca de 7 mil ônibus licitados pelo programa Caminho da Escola que deveriam ser entregues às prefeituras em 2024, para transportar estudantes em áreas rurais e de difícil acesso, foram emplacadas 2,6 mil unidades até agosto. Diretor de vendas de ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Jorge Carrer ponderou que a ata da licitação tem validade de doze meses, portanto, em teoria, poderiam ser assinados contratos até o fim deste ano com prazo de entrega de mais quatro meses, até abril de 2025: “Estamos conversando com o FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação, e que opera o Caminho da Escola] para discutir a possibilidade de prorrogação em mais doze meses, para que as entregas possam ocorrer até o início de 2026. Se não será preciso fazer uma nova licitação para validar a compra de mais ônibus escolares a partir do programa”. Fetzner, da Iveco Bus, vencedora da maior fatia da licitação de ônibus do Caminho da Escola, lembrou que esta é a primeira vez que a ata da licitação traz dispositivo que permite postergar a entrega dos veículos: “Já foi desenhado volume bastante elevado considerando que haveria possível prorrogação.

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