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108 » FIM DE PAPO Outubro 2024 | AutoData 11,3 mil 15,1% 2,6% 150 mil Média diária de emplacamentos de veículos em setembro, somando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. É o melhor resultado por dia útil de 2024 e a melhor média registrada no mês em cinco anos, igualando o desempenho de antes da pandemia. É quanto a Fenabrave estima que o mercado nacional de veículos vai crescer este ano em comparação com 2023. No início de outubro a entidade revisou ligeiramente para cima sua projeção feita em julho devido a vendas de caminhões e ônibus acima do esperado. Participação dos carros 100% elétricos a bateria na vendas totais de veículos leves no País de janeiro a setembro deste ano. O porcentual é três vezes maior do que o 0,9% registrado em 2023, em crescimento sustentado pelas importações de modelos da China. Volume de carros elétricos e híbridos importados da China para o mercado brasileiro este ano, somando 81,6 mil já vendidos e emplacados até setembro com 68,4 mil em estoques que lotam os pátios de portos, trazidos antes do aumento do imposto de importação. “O Brasil é o país que vai fazer a maior revolução energética do planeta. Quem pode competir com o Brasil em energia eólica ou solar? Qual é o país que pode disputar conosco em energia hídrica? Qual é o país que pode disputar em hidrogênio verde? Só temos de ter vontade de ser grande. Vontade de vencer. Ter autoestima.” Luiz Inácio Lula da Silva, em 8 de outubro, ao sancionar a legislação Combustível do Futuro, que institui uma série de programas para estimular a produção e o uso de biocombustíveis no País, como etanol, biodiesel, biometano, diesel verde, bioquerosene de aviação e hidrogênio verde. “Estamos plantando uma nova semente, a do combustível do futuro. Ela vai gerar mais de R$ 260 bilhões em investimentos no agro e na cadeia dos biocombustíveis. O combustível do futuro coloca o Brasil na dianteira da nova economia, a economia verde.” Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, no mesmo evento de sanção da lei que cria os programas de estímulo aos biocombustíveis no Brasil. “Não vamos parar de produzir caminhões a diesel. E vamos continuar a oferecer novas tecnologias a diesel para nossos clientes. Sabemos que a nossa indústria custa muito. Precisamos gerar faturamento para continuar existindo.” Martin Daum, em sua última participação no IAA de Hannover como CEO da Daimler Trucks, dias antes de ser sucedido no posto por Karin Rådström. “Muitas tecnologias coletam grandes volumes de informações ao conectar com dispositivos pessoais, outros carros, infraestrutura crítica do país e fabricantes de veículos e componentes. Por esta razão veículos conectados trazem novas vulnerabilidades e ameaças, especialmente no caso de veículos ou componentes desenvolvidos na China e outros países preocupantes.” Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente Joe Biden, ao confirmar a iniciativa do governo dos Estados Unidos de propor o banimento no país do uso em veículos de softwares desenvolvidos na China, temendo que o governo chinês possa monitorar pessoas e veículos conectados.

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