105 AutoData | Outubro 2024 Volkswagen levanta R$ 304 milhões com BNDES Randon entrega carreta com tração elétrica Fiat Fastback chega a 100 mil Horse oferece testes de motores A Volkswagen contratou com o BNDES empréstimo de R$ 304 milhões para financiar o avanço de tecnologias da indústria 4.0 em suas quatro fábricas no Brasil. Os recursos serão investidos no aprimoramento da digitalização, conectividade e automação nos processos produtivos das unidades. De acordo com a Volkswagen a linha de crédito do programa BNDES Mais Inovação permitirá que a companhia também se prepare para estabelecer a indústria 5.0, que combina máquinas e pessoas para agregar mais valor e criar produtos customizados que atendam a necessidades específicas dos clientes. A Randon entregou nos Estados Unidos sua primeira carreta equipada com tração elétrica auxiliar. O modelo chassi porta-contêiner foi vendido à South Carolina Port Authorities, por meio da Hercules Chassis, empresa que integra a Randoncorp. O semirreboque foi entregue durante a IANA Intermodal Expo 2024, maior feira dos Estados Unidos dedicada ao transporte intermodal de carga. Integrante da linha Hybrid R o implemento utiliza o sistema de tração e-Sys e será usado em operações portuárias na Carolina do Sul. O Fiat Fastback chegou à marca de 100 mil unidades produzidas em Betim, MG. Depois de aparecer pela primeira vez, ainda como conceito, no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, o modelo foi lançado em agosto de 2022. Parte do volume foi exportado para catorze países. Atualmente o Fastback é o quinto carro mais vendido pela Fiat no País, somando 35,6 mil unidades este ano até setembro. Todas as versões têm motorização turboflex: a T200, de 130 cv, a T270, de 185 cv, na Limited Edition Powered by Abarth e na Abarth. A fabricante de motores Horse, divisão do Grupo Renault em sociedade com Geely e Aramco, começou a oferecer ao setor automotivo da América do Sul testes avançados de motor e emissões em sua fábrica de São José dos Pinhais, PR. Os serviços incluem testes de desenvolvimento de calibração de base, durabilidade, emissões e gestão do processo de conformidade de produção. A unidade brasileira tem capacidade para realizar 12 mil horas de testes por ano e os engenheiros podem avaliar os motores em condições de laboratório ou em ambientes reais de condução. Divulgação/Randon Divulgação/VW Divulgação/Horse Divulgação/Fiat
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