414-2024-09

81 chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado. Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340, 420 e 460 cv. “ Agora o foco é incrementar a jornada de transformação com a eletrificação” Christopher Podgorski, CEO da Operação Industrial da Scania ônibus complementa as soluções já disponíveis: os motores a gás e biometano e o biodiesel 100%. “O inimigo único e comum a todos é o carbono. Para abatê-lo, considerando um país de dimensão territorial como o Brasil, seu tamanho de frota e matriz energética, é fundamental abraçar múltiplas tecnologias. A eletromobilidade se encaixa neste contexto”, complementa, ressaltando que a preparação para produção de ônibus elétricos será iniciada em março de 2025. Os chassis de ônibus elétrico a serem ofertados ao mercado brasileiro serão os mesmos fabricados e comercializados na Europa. Mas há mais o que celebrar. Em abril passado, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), a Scania anunciou a expansão de sua pioneira linha de caminhões movidos a gás e/ou biometano com o lançamento de duas novas potências (420 cv e 460 cv) e a chegada da opção na tração 6x4. O 460 cv aumenta a autonomia da gama, chegando a 650 km. Ao adicionar essas duas novas potências, a Scania passou a atender ainda mais demandas dentro e fora de estrada, criando nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil e ampliando o leque de negócios. Os modelos poderão ser configurados nas trações 4x2, 6x2 e na estreante 6x4. Na 4x2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6x2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos. Linha Scania a gás: seguros e viáveis As pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro, cadeia sucroenergética e a do agronegócio. O biometano, combustível 100% sustentável, pode ser gerado de diversas fontes (vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano). O uso do gás natural permite redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano, a redução de emissões de CO2 pode

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=