414-2024-09

62 Setembro 2024 | AutoData ESTRATÉGIA » KIA de importar maior volume de modelos elétricos isentos de tarifa aduaneira e híbridos com imposto reduzido a 4%, política que vigorou até o fim de 2023, quando foi retomada da taxação de forma gradual até voltar à alíquota integral de 35% em junho de 2026. O PRIMEIRO ELÉTRICO Mesmo atrasado em mais de dois anos e já pagando imposto de importação de 18% Gandini conseguiu trazer o primeiro Kia 100% elétrico ao País, o EV5, lançado no fim de agosto em versão única, a Land, que chegou às concessionárias brasileiras da marca por R$ 400 mil. Ainda assim com restrição de volumes: serão importadas somente vinte unidades por mês até o fim do ano. Segundo Gandini a limitação é devida ao “tremendo sucesso” no Exterior do modelo, que é produzido na China. O presidente da Kia lamentou não ter mais disponibilidade de produto: “Além de ser sucesso lá fora a Kia tem gargalos na produção do EV5 na China, em alguns componentes. Conseguimos neste primeiro momento vinte unidades por mês mas estamos trabalhando para ampliar o volume em 2025”. Segundo Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia, pelo preço e características o EV5 concorre no Brasil com modelos elétricos premium como Volvo XC40 e BMW iX1. O preço fica abaixo dos concorrentes diretos, mas superior ao de outros chineses como o BYD Yuan Plus. José Luiz Gandini justifica: “Por ser lançado agora o EV5 chegou ao mercado já com 18% de imposto de importação. Muitos concorrentes ainda estão nas lojas com preço do imposto mais baixo, o que, em breve, possivelmente, terão que corrigir”. O EV5 tem 402 quilômetros de autonomia antes de precisar recarregar, segundo medições no Brasil do PBEV, do Inmetro. As baterias de alta tensão do EV5 já são conhecidas no Brasil: são as Blades de lítio ferro-fosfato produzidas pela BYD, que segundo a fabricante são mais seguras porque não pegam fogo quando entram em contato com o ar após alguma perfuração. O motor elétrico do Kia EV5 tem 217 cv e o carro recebeu nota A do Inmetro, com eficiência de 0,63 MJ/km. O SUV tem 4m615 de comprimento, 1m875 de largura, 1m715 de altura e 2m750 de entre-eixos, com 513 litros de espaço no porta-malas. MAIS ELÉTRICOS Das 61 concessionárias Kia no Brasil 22 estão credenciadas para vender modelos eletrificados: são aquelas que já adaptaram suas oficinas e oferecem carregador elétrico. O plano é ampliar a gama de elétricos disponível no Brasil. Até o fim do ano será lançado outro modelo a bateria, o EV9, SUV de maior porte, com assentos para sete ocupantes. O modelo já foi mostrado na apresentação do EV5.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=