414-2024-09

58 Setembro 2024 | AutoData INDÚSTRIA » VEÍCULOS LEVES R$ 500 milhões 2022-2024 Modernização da fábrica de Araquari, SC, para produção de novas gerações dos modelos Série 3, X1, X3 e X4; montagem do X5 híbrido plug-in; incremento do centro de engenharia local para desenvolvimento de softwares e sistemas digitais. CAOA GM GWM HONDA R$ 5,5 bilhões 2024-2030 R$ 3 bilhões 2024-2028 R$ 7 bilhões 2024-2028 Compra das instalações industriais da Ford em Camaçari, BA, com construção de novos prédios; produção inicial de até 150 mil veículos/ano dos modelos elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus e do híbrido plug-in Song Plus; desenvolvimento de sistemas de propulsão híbridos flex. Desenvolvimento de novos veículos e atualizações; R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí, RS, para modernização das instalações, renovação da linha Onix hatch e sedã e produção de um SUV inédito; R$ 5,5 bilhões para as fábricas paulistas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, com produção de dois modelos híbridos flex leves; R$ 300 milhões para a fábrica de motores de Joinville, SC, com produção de novo motor para modelos híbridos. Primeira etapa de R$ 1,5 bilhão até fevereiro de 2025 para renovar linha Caoa Chery dos Tiggo 5x, 7 e 8, com ampliação e automação da fábrica de Anápolis, GO, para dobrar capacidade de 80 mil para 160 mil veículos/ano em três turnos; lançamentos de novos modelos híbridos flex Chery e Hyundai. R$ 10 bilhões 2022-2032 R$ 4,2 bilhões 2024-2030 Compra das instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP; novos maquinários de produção; lançamentos do híbrido Haval H6 e do elétrico Ora 03; nacionalização de produtos a confirmar. Desenvolvimento e novos produtos e tecnologias; produção de nova geração do WR-V; nacionalização da produção do sistema híbrido flex e:HEV. BMW BYD Para onde vão os investimentos Ao todo 13 fabricantes de veículos leves anunciaram aportes de R$ 105,8 bilhões de 2022 a 2032. Caoa, GM, Stellantis e VW começaram a dar destino aos recursos.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=