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49 AutoData | Setembro 2024 Veículo. O governador Tarcísio de Freitas participou do anúncio dos investimentos, na fábrica do ABC Paulista, e confirmou o uso do programa para restituir o imposto que ficou retido, principalmente em operações de exportações. Segundo a Volkswagen os recursos financiarão o desenvolvimento e a produção de dois veículos inéditos em São Bernardo e um novo SUV compacto em Taubaté – que a imprensa vem chamando de verdadeiro sucessor do Gol –, este 100% projetado pelo centro de engenharia brasileiro, que também receberá parte dos aportes. A fábrica de motores de São Carlos, por sua vez, introduzirá em sua linha a produção de um motor novo, que poderá integrar sistemas híbridos flex da plataforma MQB Hybrid, em desenvolvimento no Brasil. Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen América do Sul, aponta que as operações da companhia no Estado de São Paulo, onde a empresa iniciou suas atividades no Brasil há 71 anos, representam a maior parte dos negócios na região: “A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da companhia no País. Além disso no Estado temos a maior quantidade de concessionárias, 123 lojas que representam 26% da cobertura da rede em todo o País, e o maior volume de vendas, com 46% dos emplacamentos de carros da marca”. LANÇAMENTOS No total o programa de investimento inclui dezesseis lançamentos até 2028, incluindo modelos híbridos produzidos localmente e 100% elétricos, importados. Dois deles já foram apresentados este ano: o novo T-Cross fabricado no Paraná e a recém-lançada Amarok, produzida em General Pacheco, Argentina. Em ambos os casos houve apenas pequenas atualizações dos modelos, sem mudança de geração. Também estão na lista quatro modelos inéditos com participação protagonista da engenharia brasileira: além dos dois que serão produzidos na Anchieta e o SUV compacto escalado para Taubaté, a Volkswagen já tinha anunciado a produção de uma picape média compacta na fábrica paranaense. Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, reiterou que as unidades paulistas são fundamentais para o plano de investimento da empresa: “A Volkswagen é protagonista do novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro com o aporte robusto de R$ 16 bilhões até 2028. Deste total R$ 13 bilhões serão aplicados em nossas três fábricas paulistas, que recebem projetos inovadores, inéditos, com foco em descarbonização e fundamentais em nossa ofensiva de dezesseis novos veículos. Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos, movimentando a economia do Estado”. Fábrica Anchieta, que abriga o centro de engenharia que desenvolve novos produtos e sistemas híbridos no País, produzirá dois veículos inéditos.

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