414-2024-09

23 AutoData | Setembro 2024 presença forte de produtos de outros países asiáticos, como Japão, Índia e Tailândia”. Estes países representaram respectivamente 9,1%, 8,5% e 6,5% das importações mexicanas em 2023. CHINA TAMBÉM DOMINA CHILE A participação dos veículos produzidos no Brasil no Chile, que não tem indústria automotiva, oscila de 9% a 11%, dentro de um mercado de cerca de 330 mil unidades por ano, segundo Diego Mendoza Benavente, secretário geral da Anac, Asociación Nacional Automotriz do Chile. Assim como ocorre na maioria dos países da América Latina a maior participação nas vendas é de veículos produzidos na China: chegou a 39% em 2024. O secretário afirmou que esta é a maior fatia de mercado já conquistada por um país no mercado chileno e que apenas nos anos 1990 houve algo parecido, quando o Japão também tinha fatia próxima dos 40%. MERCADOS ENFRAQUECIDOS Juros altos e baixa rentabilidade: este é um ponto em comum dos países latino- -americanos, embora existam diferenças, segundo o Martín Bresciani, presidente da Aladda e da Cavem, que respectivamente representam o setor de distribuição de veículos da América Latina e do Chile. Além da Argentina outros países da região passam por dificuldades: “Brasil e México são praticamente os únicos países crescendo de modo significativo, enquanto Chile e Colômbia, por exemplo, estão sofrendo muito”. O Uruguai tem um mercado bem menor, mas é outro país com viés de baixa. Desde a pandemia o crédito automotivo tem apresentado juros altos demais de maneira geral na região, com exceção do México, que tem estabilidade maior neste sentido. Segundo Bresciani a crescente inadimplência, como a vista no Chile, é um dos fatores que vem complicando a oferta de financiamentos. Ele ainda destacou a capacidade de gerar lucro com a venda de veículos como um desafio atual: “No passado a rentabilidade vinha na maior parte dos veículos, mas com o tempo ela passou a ser dividida em mais camadas”. Por isto há um trabalho bem maior a ser feito para diversificar fontes de receitas, como venda de financiamentos, carros usados, peças de reposição, seguros e serviços de funilaria e pintura:“Não se pode deixar nenhuma dessas áreas esquecidas: todas as verticais do negócio precisam gerar renda”. [Com reportagem de Caio Bednarski, Nicolas Borges e Soraia Abreu Pedrozo]

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=