413-2024-08

91 AutoData | Agosto 2024 Agora que todos os carros a combustão da Peugeot no Brasil só falam castelhano, com o deslocamento de toda a produção sul-americana da marca para a fábrica de El Palomar, na Argentina, depois do hatch 208, também fabricado lá e lançado por aqui em 2020, o SUV compacto 2008 é o mais importante lançamento da marca na América do Sul nos últimos três anos, que volta a reacender as esperanças de dias melhores no mercado brasileiro, o principal da região. “Com o 2008 esperamos crescer e atrair o cliente que busca um SUV, o segmento que mais cresce no Brasil”, justifica Fabiana Figueiredo, vice-presidente da Stellantis responsável pela gestão da marca Peugeot na América do Sul. A Peugeot demorou para iniciar a produção sul-americana da nova geração do 2008, lançada na Europa em 2019 – antes, portanto, da fusão da PSA com a FCA que criou o Grupo Stellantis, em 2021. Com falta de recursos para investir a fabricante preferiu seguir produzindo a primeira geração do SUV compacto no Brasil, na fábrica de Porto Real, RJ, que entrou em linha em 2015 e foi vendida até o mês passado. Em 2022 o novo 2008 deu as caras no mercado brasileiro pela primeira vez, mas somente a versão elétrica, importada de fábrica em Vigo, na Espanha. No mês passado, antes mesmo do lançamento das versões produzidas na Argentina com motor a combustão, a Peugeot adotou a mesma estratégia e apresentou, primeiro, aos clientes brasileiros o E-2008 a bateria, já com a sua primeira renovação visual em relação ao modelo trazido dois anos antes, agora adotada em toda a linha. Apesar de já ter apresentado o modelo elétrico antes das versões a combustão a Peugeot ainda não divulgou o preço e, portanto, não iniciou as vendas, o que só deve acontecer em mais algumas semanas. IDENTIDADE GLOBAL E MOTOR LOCAL O novo 2008, elétrico e a combustão, traz pela primeira vez ao País a nova identidade visual global da Peugeot. Batizado de “design magnético” – com a presunção

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=