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86 Agosto 2024 | AutoData HISTÓRIA » ÔNIBUS rem mudanças na gestão com a posse de Mauro Bellini no conselho, em 2010, e a contratação de Francisco Gomes Neto como CEO, em 2015. James Bellini, segundo filho do fundador, assumiu como CEO em 2019 em substituição a Gomes Neto e, em 2023, foi para a presidência do conselho, transferindo seu posto a André Armaganijan. José Antônio Fernandes Martins deixou a empresa em 2019. TRANSIÇÃO ENERGÉTICA A era e da transição energética para conter o aquecimento global trouxe um novo impulso ao desenvolvimento de novas tecnologias na Marcopolo, especialmente nos últimos dez anos. Em 2015 a empresa participou do projeto brasileiro de ônibus movido a hidrogênio e, em 2019, iniciou o plano de lançar sua própria linha de ônibus 100% elétricos. Os primeiros modelos a bateria Attivi, com chassi e carroceria produzidos internamente, já estão em circulação. Em dezembro de 2023 a empresa anunciou investimento de R$ 50 milhões para agregar linha de montagem específica para o Attivi na fábrica de São Mateus. A Marcopolo também está envolvida com pesquisas para desenvolver combustíveis sustentáveis, como biometano, com veículo já homologado e circulando em algumas cidades, bem como o etanol em sistema híbrido flex, para o recente projeto de um Volare, lançado na Lat.Bus 2024. O Attack 9 tem tração elétrica alimentada por gerador WEG acoplado a um motor turboflex 1.0 Horse, do Grupo Renault. Em 2023 a Marcopolo expôs na Busworld Europa um ônibus elétrico alimentado por células de hidrogênio, o modelo rodoviário Audace 1050 Fuel Cell produzido na China. O hidrogênio verde já é utilizado em veículos na Austrália e, no Brasil, extraído do etanol, encontra-se em fase de testes. “A proposta é ter um portfólio de produtos com amplitude grande para atender vários mercados, porque as apostas, necessariamente, não são as mesmas em cada país”, argumenta o CEO André Armaganijan. “O difícil é precisar a velocidade de conversão de uma tecnologia para outra. Mas é certo que ocorrerão.” Em 2019 a Marcopolo criou a Next, divisão de inovação que tem a missão de tornar a empresa mais eficiente, competitiva e conectada por meio da otimização de processos, capacitação de pessoas e conexões com empreendedores, institutos, centros universitários. É o futuro – desta vez sem improvisações que deram certo. G8: linha completa de ônibus rodoviários. Milésimo ônibus da oitava geração: topo de linha de dois andares com chassi Volvo 8x2.

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