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85 AutoData | Agosto 2024 externa para elaboração de seu primeiro planejamento estratégico, concluído no início de 1996. O quadro funcional foi todo avaliado e criado um plano de remuneração variável, com metas de vendas, de qualidade e produtividade. O objetivo era, em cinco anos, dobrar o faturamento para US$ 500 milhões, mas o valor já foi alcançado em 1998. Foi também um período de avanços tecnológicos importantes, como o lançamento do Paradiso 1800 Double Decker, primeiro ônibus brasileiro de dois andares. Em 1998 a empresa lançou o miniônibus Volare, que se tornaria uma nova divisão da Marcopolo focada no desenvolvimento completo, chassi e carroceria, de veículos para mobilidade urbana. NOVA GESTÃO, MAIS EXPANSÃO Logo após a conclusão do plano estratégico, em 1997 houve reformulação na diretoria executiva e Carlos Zignani, um de seus integrantes, foi promovido a diretor geral. O executivo deu andamento ao novo modelo de gestão da Marcopolo, que incluía a contratação de profissional para o cargo de CEO, ou presidente executivo. Em 2000 José Rubens de La Rosa assumiu o posto e os sócios controladores passaram a integrar a criada diretoria corporativa e o conselho de administração. Em 2004, Raul Tessari, um dos sócios, deixou a empresa. Neste período foi dada a largada para um novo movimento de expansão no Exterior, com fábricas abertas na Índia em 2006, na Rússia em 2007 e no Egito em 2008, todas em parceria com sócios locais, e na China também em 2008, inicialmente para produção de componentes para ônibus e posteriormente, a partir de 2018, de carrocerias completas. No entanto, por falta de viabilidade econômica, as sociedades foram desfeitas anos depois, em 2014 na Rússia, em 2015 no Egito e em 2020 na Índia, e a fábrica de Portugal foi fechada em 2017. Em contrapartida foi realizada mais uma grande aquisição de um concorrente vizinho de Caxias do Sul, em 2006, com a compra de toda a estrutura da Neobus, na qual a Marcopolo já tinha participação societária. Um ano antes foi feito o investimento para a criação do Banco Moneo, focado no financiamento de produtos Marcopolo. O processo de expansão foi continuado com investimento de R$ 35 milhões em uma nova fábrica em São Mateus, ES, que iniciou a operação em 2014 com a produção dos micro-ônibus Volare. No Exterior os olhos se voltaram para a Austrália, onde a empresa assumiu 75% do controle da Volgren, em 2011, e comprou o restante em 2017. Já em Caxias, em 2017, ocorre o fechamento definitivo da unidade Planalto e a concentração das atividades nas plantas Ana Rech e São Cristóvão. O período também marca o fim da era dos sócios fundadores da empresa. Paulo Bellini, que em 2006 tinha assumido a presidência do conselho da administração, morre em 2017. Anos antes, em 2013, a perda foi de Valter Gomes Pinto. OcorFábrica Planalto Fábrica Ana Rech

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