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82 Agosto 2024 | AutoData HISTÓRIA » ÔNIBUS Isto fez com que os sócios iniciassem, em 1954, movimento para uma nova e bem mais ampla sede, com cerca de 3 mil m2. As obras da unidade Planalto tiveram início com recursos próprios, mas que foram insuficientes para a conclusão do empreendimento. A solução foi abrir o capital da empresa, com a formação da sociedade anônima, com cotas vendidas diretamente pelos sócios Paulo Bellini e Dorval Nicola. Ao completar sua primeira década a empresa comemorou a produção de seiscentas unidades. Com a nova unidade em operação os anos 1960 foram de muitos movimentos na empresa. O primeiro foi a maior capacidade de produção, o que permitiu o ingresso no mercado externo, iniciando pelo Uruguai. Seguiram-se vendas de unidades desmontadas para Venezuela, Equador, Chile, Peru e Gana. Também foi o período da chegada de profissionais que tiveram participação decisiva na consolidação da corporação. Valter Gomes Pinto e José Antônio Fernandes Martins foram convidados por Paulo Bellini a ingressar na empresa, tornaram-se diretores e, posteriormente, sócios. Gomes Pinto atuava na área comercial e no marketing e Martins no desenvolvimento de produtos. Em paralelo os integrantes da família Nicola foram saindo da sociedade, culminando, em 1969, com a indicação de Paulo Bellini para o cargo de diretor presidente. Um ano antes a fabricante apresentou, no Salão do Automóvel de São Paulo de 1968, o primeiro ônibus monobloco do País, montado sobre chassi Mercedes- -Benz. Foi também o primeiro Marcopolo, um modelo rodoviário com toalete e versão leito que fez grande sucesso junto aos visitantes do evento, que três anos mais tarde emprestaria seu nome à companhia. No mesmo período a empresa fez suas duas primeiras aquisições, ambas de fabricantes de carrocerias do Rio Grande do Sul: a Eliziário, de Porto Alegre, e a Nimbus, concorrente vizinha de Caxias do Sul. Com a crise do petróleo, nos anos 1970, o governo apelou à população para que fizesse maior uso de ônibus, o que acelerou o crescimento da Marcopolo, denominação incorporada em 1971 aproveitando o sucesso do primeiro monobloco. O novo momento exigiu agregação de mais profissionais, resultando na contratação, em 1973, de Raul Tessari com a função de cuidar da administração e das finanças. A exemplo de Martins e Gomes Pinto ele também tornou-se sócio e, juntamente com Bellini, formaram o chamado G4, a cúpula de dirigentes da empresa. DÉCADA DE TRANSFORMAÇÃO O início de operação da segunda unidade industrial no distrito de Ana Rech, também em Caxias, foi o primeiro grande momento dos anos 1980, marcados por grandes mudanças. A planta foi inaugurada em fevereiro de 1981, com área total de 471 mil m2 e construída de 88 mil m2. Ao fim da primeira década de funcionamento já registrava 60 mil unidades produzidas. A oitava geração de ônibus Marcopolo: qualidade global.

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