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76 Agosto 2024 | AutoData HISTÓRIA » AUTOPEÇAS 1968 Brasil ganha protagonismo regional e a empresa muda sua razão social para Robert Bosch América Latina Ltda. 1970 Inauguração de nova planta industrial em Aratu, BA, para produção de bobinas e velas de ignição, com exportações para Alemanha, Argentina, Colômbia e Venezuela. Nos anos 1970 a unidade tornou-se a segunda maior produtora de velas do Grupo Bosch no mundo, perdendo só para a Alemanha. Em 2002 a fábrica baiana era responsável por 10% da produção mundial de velas, o equivalente a 35 milhões por ano. Mas com o declínio do consumo mundial do produto, no fim de 2020, a Bosch decidiu fechar a unidade e passou a abastecer o mercado brasileiro com importações de velas. 1972 Empresa se consolida como uma das maiores exportadoras de componentes automotivos do País. De cada cem produtos exportados pela região de Campinas treze eram produzidos pela Bosch no Interior paulista, que embarca bombas injetoras, válvulas, dínamos, bobinas, buzinas, autorrádios Blaupunkt e ferramentas elétricas para países como Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, Estados Unidos, Holanda e Itália. 1975 A Bosch do Brasil participa do Programa Proálcool, com o desenvolvimento de componentes para motores a etanol que as montadoras começavam a produzir no País como alternativa aos derivados de petróleo importado. Em 1983 a empresa lançou baterias especiais para veículos a álcool, que exigiam mais nas partidas a frio, e foi produzido o primeiro modelo de bomba injetora de etanol para substituir o diesel em veículos pesados. 1978 Inauguração de nova fábrica na CIC, Cidade Industrial de Curitiba, PR, com a transferência de Campinas da produção de todos os componentes para motores diesel. Em 1998 a fábrica foi a maior exportadora da Região Sul. 1984 Inauguração da Robert Bosch do Brasil Amazônia S. A., na Zona Franca de Manaus, destinada a produzir autorrádios e toca-fitas e seus componentes eletrônicos. A unidade foi fechada em 1993 devido à concorrência internacional mais competitiva. Aquisição da Wapsa, Walita Autopeças S. A., empresa brasileira que era a principal concorrente da Bosch no mercado nacional com a produção de motores de partida, dínamos, alternadores, reguladores de voltagem e distribuidores de ignição para veículos leves com tecnologia da Prestolite, dos Estados Unidos. Com a compra a Bosch ficou com a fábrica da Wapsa no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, que foi fechada em 2004 com a transferência de suas operações para Campinas. 1988 Após quatro anos de pesquisa, lançamento do primeiro sistema de injeção eletrônica no mercado brasileiro: o Le-Jetronic Bosch, que estreou no VW Gol GTI. 1992 Início do desenvolvimento da tecnologia Flex Fuel pela engenharia da Bosch no Brasil. Em 1994 foi apresentado o primeiro protótipo equipado com sistema bicombustível gasolinaetanol, um Chevrolet Ômega 2.0. Só dez anos depois o sistema foi adotado em larga escala por todos os fabricantes no País, a partir de 2003. Bosch em 70 anos de Brasil Fotos: Divulgação/Bosch

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