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75 AutoData | Agosto 2024 1954 Fundação da Robert Bosch do Brasil Indústria e Comércio de Acessórios para Motores e Chassis Ltda., em 16 de novembro, com escritório localizado na Praça da República, no Centro de São Paulo. Assim a Bosch assumiu a venda direta de seus componentes no País, que até então eram importados e distribuídos por representantes comerciais, desde 1910 pela Carlos Schlosser & Co e desde 1912 pela Borghoff S. A. 1956 Transferência da sede brasileira para Campinas, SP, na Avenida da Saudade, em um terreno de 3 mil m2, onde a Bosch constrói sua primeira fábrica no País, para inicialmente montar, com partes importadas, bicos injetores diesel e peças de reposição para bombas injetoras. 1958 Aquisição de terreno na Fazenda Boa Vista, em Campinas, às margens da Rodovia Anhanguera, para instalação de uma nova unidade fabril que até hoje abriga a sede da Bosch na América do Sul. Criação da Escola de Assistência Técnica, para formar especialistas em manutenção de produtos da empresa. 1959 Fundação da fábrica de Sorocaba, SP, com produção de sistemas de direção e bombas para automóveis e veículos comerciais. Em 1994 a unidade foi integrada à sociedade meio a meio com a ZF Lenksysteme, em 2015 a Bosch readquiriu 100% do controle da unidade de negócio. Hoje a planta conta com mais de 680 empregados. 1960 Início da produção nas novas instalações em Campinas, que hoje abriga diversas linhas de produtos. Estabelecimento da unidade de Aprendizagem Industrial Bosch, em parceria com o Senai firmada em 1957 para formação de jovens, 1964 A Bosch do Brasil começa a exportar bicos injetores, bombas alimentadoras e reguladores de injeção para motores diesel, embarcando componentes para países da América Latina e Alemanha. Inauguração da fábrica no bairro do Tatuapé, em São Paulo, que complementava a produção de Campinas e, a partir de 1969, também produzia autorrádios – em 1984 transferidos para a planta de Manaus, AM – e ferramentas elétricas. Em 1990 a unidade foi fechada e suas atividades transferidas para Campinas. Bosch em 70 anos de Brasil currículos enviados, trabalham no desenvolvimento de soluções digitais para suprir necessidades de vários departamentos da Bosch, seja para reduzir em menos da metade o tempo de emissão de notas fiscais ou para traçar processos mais eficientes de prototipagem industrial. A ideia é ampliar o programa para 1 mil alunos nos próximos anos. “Encontramos lá um retrato da população do Brasil”, diz Perez, ao destacar que existe participação igualitária de homens e mulheres no programa, e 35% dos participantes são negros. “Estamos fazendo a renovação da empresa acontecer, mais de 90% destes jovens devem ficar na Bosch depois que terminam o programa. Podemos estar formando novos presidentes lá.” Ou, quem sabe, novos Robert Bosch que ganharão o mundo com suas inovações. Fotos: Divulgação/Bosch

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