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49 AutoData | Agosto 2024 Bosch General Motors Gerdau VWCO No ano em que completa setenta anos de operações no País a Bosch segue apresentando soluções inovadoras para aproveitar o bom momento do agronegócio brasileiro. São tecnologias desenvolvidas no País, como sistemas automáticos de plantio e de pulverização inteligente – este equipamento, por meio de câmaras, identifica o local exato onde pulverizar defensivos, somente borrifados em cima de ervas daninhas no meio de plantações de milho ou soja, por exemplo, o que reduz em 80% o uso de agrotóxicos. Segundo a sistemista esta é a primeira vez que há um equipamento com essa tecnologia. A GM atualizou seu sistema multimídia MyLink e o módulo de conectividade OnStar, permitindo mais atualizações remotas e programações personalizadas que vão do desempenho do motor ao visual do quadro de instrumentos. Considerando a operação em toda a América do Sul a meta da GM é chegar a 1 milhão de veículos conectados em 2024 e a 2 milhões em 2026. Com o OnStar, caso o motorista se envolva em acidente com acionamento dos airbags, a central faz contato e, se necessário, aciona o resgate. A conectividade também dificulta furtos e roubos: a central consegue rastrear a localização, reduzir a velocidade do veículo e até travar o motor, facilitando a interceptação pela polícia. Dessa forma a companhia atingiu índice acima de 90% de recuperação de veículos roubados. Fundada há 123 anos em Porto Alegre, RS, a Gerdau se transformou de uma pequena fábrica de pregos em uma gigante global, com 29 unidades produtoras de aço e mais de 30 mil colaboradores. A empresa é uma das maiores produtoras mundiais de aços especiais. Para o setor automotivo produz aços para motores, transmissões e suspensões. Ao operar com fornos elétricos a arco em todas as suas unidades no Brasil e nos Estados Unidos a Gerdau utiliza até 100% de sucata como insumo. A empresa recicla anualmente 11 milhões de toneladas de aço, utilizando aproximadamente 90% de energia renovável no processo. Com uma das menores intensidades de emissões de CO2 da indústria global de aço a Gerdau pretende reduzir ainda mais suas emissões para 0,82 t CO2 por tonelada de aço produzido até 2031. Volkswagen Caminhões e Ônibus, CBMM e Toshiba apresentaram um ônibus elétrico com bateria de íon lítio e nióbio prometendo recarga completa em 10 minutos. O e-Volksbus, em fase de protótipo, utiliza a bateria SCiNb da Toshiba, que em sua composição substitui grafite por nióbio, o que aumenta a densidade energética em até 35%. O ônibus está em testes na operação da CBMM, que fornece o nióbio, e após doze meses de avaliação os dados serão analisados para avançar no desenvolvimento. A solução permite autonomia de 60 quilômetros, com recarga rápida por pantógrafo, o que reduz a custos de infraestrutura e permite a utilização de baterias mais leves e baratas. A CBMM planeja expandir o teste com mais ônibus elétricos. PRÊMIO AUTODATA 2024 » INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E ESG Fotos: Divulgação/Empresas

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