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48 Agosto 2024 | AutoData Bridgestone Cummins Marcopolo MWM Motores A Bridgestone inaugurou a primeira fase da expansão da fábrica de pneus em Camaçari, BA, que consumiu investimento de R$ 1 bilhão. Com a ampliação, cujas obras deverão terminar no fim de 2024, serão criados mais quatrocentos empregos e a capacidade da unidade saltará para 1,5 milhão de pneus/ ano, já incluindo a transferência de Santo André, SP, para a planta baiana de toda a produção de modelos para veículos leves. A empresa também investiu, no último trimestre de 2023, R$ 10 milhões para ampliar sua fazenda de geração de energia solar, garantindo mais energia limpa para suas operações. A Cummins Brasil investiu R$ 170 milhões no desenvolvimento de novos motores diesel Euro 6 e sistemas de pós-tratamento de gases para o Proconve P8, em vigor desde o início de 2023. Estes motores reduzem em mais de 77% as emissões de NOx e em 66% as de material particulado em comparação com a motorização Euro 5. O projeto durou três anos e meio, em parcerias com Volkswagen Caminhões e Ônibus, Agrale e Marcopolo. A empresa tem o objetivo de aumentar a produção para 150 mil unidades/ano até 2030, impulsionando exportações para México e Estados Unidos. Além dos modelos diesel a fabricante também introduz em sua linha motores a gás que reduzem em até 80% emissões de CO2 e particulados, e 90% o NOx. A Marcopolo alcançou lucro líquido recorde de R$ 810,8 milhões em 2023, aumento de 85,6% com relação a 2022. O crescimento foi impulsionado pelo aumento nas vendas de carrocerias para ônibus rodoviários, a consolidação da linha G8 no mercado e o mix de produtos de maior valor agregado, como veículos urbanos articulados. A receita líquida atingiu R$ 6 bilhões 68o milhões, um crescimento de 23,4%, com R$ 4 bilhões gerados no mercado brasileiro e R$ 2,6 bilhões de exportações. O lucro bruto foi de R$ 1,5 bilhão, representando 23% da receita líquida. Apesar dos resultados financeiros positivos a produção caiu 11,5% em comparação a 2022, totalizando 13 mil unidades, com 83% produzidos no Brasil. A MWM, empresa do Grupo Tupy, substituiu os motores a diesel de caminhões e motobombas da Cocal, empresa do setor sucroenergético do Oeste Paulista, por equivalentes 100% a gás, com potências de 220 cv a 330 cv, abastecidos exclusivamente com biometano, produzido a partir de resíduos da cana-de-açúcar, como vinhaça e torta de filtro, na unidade de biogás da Cocal em Narandiba, SP. O gás renovável é distribuído a clientes por meio de carretas ou gasoduto e também é usado na frota da empresa, reduzindo o consumo de diesel. A operação resultou na conversão de vinte equipamentos. Além da redução do impacto ambiental a mudança trouxe benefícios como a simplificação da manutenção e reposição de peças, com 85% dos componentes sendo idênticos aos dos motores a diesel. PRÊMIO AUTODATA 2024 » CADEIA AUTOMOTIVA AMPLIADA

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