40 Grupo SADA completa 48 anos neste mês com o mesmo pique de empreendedorismo inicial EM PLENA FORMA Naquele 4 de agosto de 1976, a fundação do Grupo SADA remontava ao empreendedorismo de um jovem visionário, Vittorio Medioli. Vindo da Itália, ele iniciou as operações de uma transportadora para atender a necessidade de armazenamento e distribuição de veículos da recém-inaugurada planta da Fiat, em Betim (MG). Tanto que a empresa nasceu na cidade vizinha, em Contagem, mas logo transferiu a sua sede, sete anos depois, para o mesmo município onde está sediada a montadora até hoje. Com forte tradição empreendedora, acumulando milhões de km rodados para entregar carros novos em todo o país com suas cegonheiras ao longo das primeiras décadas, a SADA cresceu rapidamente e expandiu seus negócios por todo o país. Atua hoje em dez diferentes segmentos, é presente em mais de 50 cidades e conta com mais de 8.000 pessoas em suas operações. É o maior operador logístico de transporte automotivo de modelos zero km da América Latina. A vertical de transporte e logística automotiva é o principal negócio do Grupo. Movimenta 2,4 milhões de veículos anualmente para as principais montadoras do país, em todas as regiões e em países como a Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e Uruguai, por exemplo. Foram 293 mil viagens e quase 500 milhões de km percorridos em 2023. Conta com frota própria e de parceiros, totalizando mais de 3 mil veículos, além de estruturas de pátios (capacidade de 100 mil vagas), ferramentas de gestão (sistema Yard Management System) e monitoramento 24 horas. Para o Daniela Medioli, vice-presidente executiva do Grupo SADA, o sucesso da organização está pautado na sua diversidade e no legado construído pelas pessoas que fazem parte dele. “Em quase cinco décadas de muito trabalho, continuamos a acreditar na força do empreendedorismo para transformar nosso país, gerar oportunidades e sermos úteis e relevantes não apenas para os nossos clientes, mas também para toda a sociedade”, completa a executiva. Hoje, a SADA possui negócios na área de venda de veículos leves e pesados (concessionários das marcas Fiat e Iveco), fabricação de autopeças, siderurgia, reflorestamento, produção de etanol e distribuição de combustíveis, comunicação (rádio, jornal e portal O Tempo). Além de uma equipe de
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=