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35 AutoData | Agosto 2024 que produziu. Mas em anos recentes as quantidades caíram bastante e, em 2023, alcançaram apenas 62,8 mil unidades, em proporção de 17% do que foi fabricado. “Vamos dizer que a indústria vive um momento em que os astros não se conectam para exportações”, diz Frik, apontando que os seus três maiores mercados, Argentina, México e Colômbia, vêm apresentando retrações nas vendas. “Mas vamos retomar aos poucos e meu trabalho é exportar mais de 20% da produção este ano.” PRODUTO CERTO FAZ DIFERENÇA O que ninguém discorda é que para exportar ter o produto certo faz toda a diferença. De novo, a questão é se especializar naquilo que se sabe fazer bem. Foi assim, com carros exportáveis desenvolvidos no Brasil, que não concorrem com a matriz nem outras subsidiárias do grupo, que a Volkswagen conseguiu manter vendas em dezenas de mercados externos, e da mesma forma a Toyota conseguiu ser o maior exportador de veículos do Brasil em 2022 e 2023. Os modelos mais exportados pela Volkswagen em sua história no País são, pela ordem, Gol, Voyage e Fox, que em comum são carros desenvolvidos pela subsidiária brasileira, atendendo necessidades de mercados similares ao brasileiro, e que não foram produzidos em nenhum outro lugar do mundo. No início dos anos 2000 a fábrica de São José dos Pinhais, PR, exportava o Golf para as Américas, inclusive Estados Unidos, e até para a Alemanha foi exportado o Fox também produzido no Paraná, até perder competitividade cambial, em 2007. “O diferencial da Volkswagen é a capacidade de desenvolver no Brasil produtos específicos para estes mercados”, avalia Frik. Os mais exportados pela marca atualmente são Saveiro, Polo e T-Cross, nesta ordem. Note-se que o campeão de vendas externas é uma invenção brasileira, sem similar no mundo, e por isto muito demandado em certos países: “Vendemos bem a Saveiro no México porque há poucas outras opções de picapes pequenas, robustas e mais baratas, então temos pouca concorrência”, observa o executivo. Também por causa de particularidades locais a Volkswagen já conseguiu exportar o T-Cross para nove países da África: Angola, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Maiores mercados dos veículos brasileiros Caminhões e Ônibus * Volumes em unidades Jan-Jul 2024 País Variação 2023/2024 Participação Volume* Argentina -30% 22% 1.718 Peru -12% 21% 1.608 Chile -3% 20% 1.553 México -35% 7% 574 Uruguai -31% 5% 372 Outros -25% 22% 1.709 Paraguai -19% 3% 231 Total -21% 100% 7.765 Fonte: Anfavea

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