413-2024-08

31 AutoData | Agosto 2024 204,4 14,7% Há anos os problemas são os mesmos: faltam produtos competitivos e o alcance externo da indústria se limita aos países da América Latina, todos mercados muito menores que o do Brasil e que vivem em constantes crises econômicas e políticas, tão sérias quanto as nossas. E para ajudar a afundar os navios de exportações os carros brasileiros carregam consigo o peso extra de impostos atávicos que atravessam fronteiras. Alguns dizem que também falta celebrar mais acordos bilaterais de comércio, mas mesmo que eles existissem em maior número fica difícil imaginar onde mais os carros brasileiros podem entrar em grandes volumes, já que metade do mundo ao norte, justamente a parte mais rica e compradora do planeta, já estão muito bem servidos por produtos vindos de Estados Unidos, China, Japão, Coréia, Alemanha, França, Itália e até a subdesenvolvida Índia, dentre outros. Aliás os mesmos fabricantes que fazem aqui o que poucos querem comprar fazem lá coisas melhores para eles mesmos. O resultado deste isolamento mercadológico é que o máximo que o Brasil já Exportações têm histórico de poucas altas e muitas baixas Em milhares de veículos | *Projeção Anfavea 265,7 392,8 565,6 724,2 634,5 634,5 568,6 368,0 502,7 553,3 443,1 565,1 417,3 516,6 766,1 629,0 433,5 324,3 376,4 481,0 403,9 320,0 334,2 Exportação Participação produção (%) 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24* 16,3 26,4 14,9 10,6 23,3 22,5 16,2 17,2 26,6 18,6 13,0 23,7 30,7 12,0 15,2 28,0 21,8 14,7 16,1 16,7 20,3 17,4 13,1 Exportação Em milhares de veículos Jan-Jul 2024 Participação produção Fonte: Anfavea

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=