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26 Agosto 2024 | AutoData EVENTO » LAT.BUS TRANSPÚBLICO 2024 O K230E, com capacidade para até 83 passageiros, é equipado com motor elétrico importado da Scania na Suécia de 320 cv, acoplado a câmbio de duas marchas, em configuração para fazer o veículo encarar operações severas, como subir rampas com inclinação de até 17 graus, como é comum em rotas urbanas no País. As baterias fornecidas pela sueca Norvolt são produzidas com energia limpa – o que evita emissões de CO2 durante o processo produtivo que envolve várias cargas e descargas – e tecnologia inovadora: é utilizada a composição NMC, níquel-manganês-cobalto, que concentra 30% mais energia em um mesmo peso do que as já conhecidas LFF, lítio-ferro-fosfato. São utilizados de quatro a cinco módulos que conferem autonomia de 250 quilômetros a 300 quilômetros: “Desenvolvemos as baterias para que durem o mesmo tempo do ônibus, ou perto de 1,2 milhão de quilômetros”, afirma Gallão. A Iveco também eletrificou seu estande: trouxe importada a van eDaily Minibus, versão para passageiros do furgão elétrico lançado um mês antes, e apresentou um chassi elétrico conceito que desenvolveu para o mercado brasileiro utilizando uma fórmula mais rústica e de menor custo, adaptando o seu modelo de 17 toneladas apresentado na Lat.Bus como 17-E BEV. O modelo 4x2 tem piso alto, suspensão metálica que pode receber carrocerias urbanas de 9m60 a 12 metros. Os quatro a oito packs de baterias são instalados no chassi e garantem autonomia de até 250 quilômetros. Como alternativa mais barata de descarbonização a Iveco também trouxe à feira o chassi 17-210G, com motor de 210 cv a gás natural ou biometano, produzido desde 2022 em Córdoba, Argentina, onde o modelo venceu licitação municipal para fornecimento de vinte unidades: “Com o sucesso do ônibus resolvemos trazê-lo para o Brasil para testes”, conta Paulo Kazuto, especialista em marketing de produto. “Para cidades que não têm condições de comprar elétricos temos esta opção quase tão boa quanto, que reduz emissões em até 95% com uso de biometano, por um preço quatro vezes menor”. HÍBRIDO FLEX Coube à brasileira Marcopolo apresentar a inovação que parece mais apropriada à realidade brasileira: um micro-ônibus Volare Attack 9 híbrido flex, com tração 100% elétrica alimentada por um gerador da também brasileira WEG, impulsionado por um motor 1.0 turboflex de 125 cv fabricado em São José dos Pinhais, PR, pela Horse, a divisão de motores do Grupo Renault – o motor é o mesmo utilizado pelo recém-lançado Kardian. Conforme conta o CEO da Marcoplo, André Armaganijan, “a tração é toda elétrica, o motor a combustão alimenta o grupo gerador e pode ser abastecido com etanol, garantindo energia limpa e com emissão zero se levada em consideração a medição de todo o ciclo do combustível renovável a partir da cana-de-açúcar”. Com instalação O K230E: Scania trouxe para a Lat.Bus seu primeiro chassi elétrico a ser produzido no Brasil a partir de 2025. Divulgação/Scania

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