24 Agosto 2024 | AutoData EVENTO » LAT.BUS TRANSPÚBLICO 2024 de chassis, para produzir o nosso primeiro veículo elétrico, o eO500U, que já está em produção em São Bernardo do Campo [SP], e vamos fabricar mais veículos do futuro até 2030”, disse Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que hoje domina 43% das vendas de chassis no mercado brasileiro. A empresa completará a entrega de 250 unidades do eO500U até o fim deste ano para operar na cidade de São Paulo, mas já testa o veículo em Curitiba, PR, Belo Horizonte, MG, Rio de Janeiro, RJ, e Vitória, ES. Também iniciará exportações para o Chile e a Argentina, e o México está na mira. As vendas já poderiam ser bem maiores não fosse pelo atraso causado pela Prefeitura de São Paulo na instalação de rede de alta tensão para recarga dos veículos nas garagens das operadoras, o que postergou o plano da cidade de incorporar 2,6 mil ônibus elétricos à frota de transporte público em 2024 e 2025. Apesar do atraso Puchert avalia que a eletrificação é um caminho sem volta e que a empresa seguirá investindo – mesmo sem revelar quanto – para produzir chassis elétricos no País: “Com todos os desafios de infraestrutura que enfrentamos já vamos apresentar aqui na Lat.Bus o nosso segundo produto, o ônibus articulado elétrico eO500UA, que começaremos a entregar aos clientes a partir de 2026. E não pretendemos parar por aqui”. O eO500UA, com seus 18 metros e capacidade para transportar até 120 passageiros, era a atração que mais chamava a atenção dos visitantes no estande da Mercedes-Benz na Lat.Bus. O desenvolvimento foi liderado pela equipe brasileira de engenharia com participação da Alemanha, Índia e do México – os dois últimos são mercados potenciais para o novo articulado elétrico. O ônibus tem autonomia para 250 quilômetros ou 300 quilômetros, a depender do pacote escolhido de baterias – já produzidas e fornecidas no Brasil pela BorgWarner, que também montou estande na Lat.Bus para mostrar a solução aos visitantes. O motor elétrico de 540 cv instalado no eixo é acoplado a uma transmissão automática de três velocidades. O conjunto motriz é fornecido pela ZF, ainda importado da Alemanha, mas com possibilidade de produção local a depender da demanda. O MAIOR ELÉTRICO DO MUNDO A Volvo adotou a mesma linha da Mercedes e fez, literalmente, o maior lançamento da feira, trazendo da Suécia o seu chassi elétrico biarticulado de 28 metros, o BZRT, sigla de Bus Zero-Emission Rapid Transit, próprio para circular em corredores BRT para transportar até 250 passageiros. O biarticulado Volvo BZRT: maior veículo elétrico do mundo deverá ser produzido em Curitiba. Divulgação/Volvo
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