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16 FROM THE TOP » MAURO CORREIA, HPE AUTOMOTORES Agosto 2024 | AutoData que aumenta a necessidade de localizar, para atender o mínimo e ter o certificado de origem. Mas hoje nós já conseguimos exportar para vários países com a localização que temos. Esta é mais uma discussão que estamos concluindo com o Japão, porque o Brasil pode ser um grande centro exportador para os países da América Latina, principalmente para países com os quais existem acordos bilaterais, dentro do Mercosul, com imposto de importação menor e transporte mais próximo, o que pode tornar os Mitsubishi mais competitivos. Qual a sua opinião sobre a nova política industrial do setor automotivo, o programa Mover, Mobilidade Verde e Inovação? Acho que o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio] faz um excelente trabalho, de busca de crescimento da indústria e de motivação dos investidores dessas grandes multinacionais: para que tragam novos produtos, novos componentes. O único cuidado que devemos tomar é continuar fazendo com que o Brasil legisle o resultado das tecnologias e não as tecnologias em si. É muito certo definir os índices máximos de emissão de CO2 e de outros gases, bem como da eficiência energética, mas me preocupo um pouco se começar a impor uma tecnologia para isto. O que deve ser considerado é o atingimento de metas a serem estabelecidas pelo governo, independentemente da tecnologia que se utiliza. A HPE pretende aproveitar os incentivos do Mover? Já habilitou algum projeto no pograma? Não habilitamos ainda, estamos estudando o que fazer. Como já disse esta discussão nós estamos tendo com o Japão faz menos de um ano, para acertar o produto adicional que tentaremos desenvolver localmente. Se isto acontecer teremos projetos na mão para fazer a adesão ao programa. Nossos investimentos já consideram isso, mas ainda não tenho o produto totalmente desenhado nem o que será feito aqui.

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