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87 » FIM DE PAPO AutoData | Julho 2024 15% 11% 198 mil US$ 7,6 bi É quanto a Fenabrave projeta que o mercado brasileiro vai crescer este ano, para 2,65 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em janeiro a associação dos concessionários previa crescimento de 12%. É quanto a Anfavea projeta que o mercado brasileiro de veículos vai crescer este ano, para 2,56 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em janeiro a associação dos fabricantes previa crescimento de 6%. Volume de veículos importados pelo Brasil no primeiro semestre de 2023, em crescimento de 38% sobre o mesmo período de 2023. Modelos chineses representaram 26% das importações e 78% da expansão. Importações de autopeças de janeiro a maio de 2024, em queda de 9% sobre o mesmo intervalo de 2023, devido ao fraco avanço da produção de veículos no Brasil, que cresceu apenas 0,5% no primeiro semestre deste ano. “A forte queda das exportações e a alta desenfreada das importações está afetando nossa produção, que cresceu só 0,5% no primeiro semestre. Se não crescermos mais podemos ter paralisações de fábricas já no segundo semestre. Por isso pedimos a retomada para 35% do imposto de importações de elétricos e híbridos, o quanto antes.” Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, durante apresentação do desempenho do setor no primeiro semestre de 2024, no início de julho, quando a entidade revisou para cima as projeções de vendas domésticas e para baixo as expectativas de produção e exportação. “Querem aproveitar o mercado brasileiro? Então venham produzir aqui. É preciso jogar o jogo aqui.” Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, sobre o aumento das importações de veículos no Brasil, no início de julho em apresentação a jornalistas na sede da Anfavea. ........................................................................................................................................................................................................................................................................................... “Se a indústria nacional não consegue disputar o espaço com 10% de veículos importados ela precisa rever seu portfólio e o seu modelo de operação. As exportações caem por causa dos impostos ou porque os consumidores de outros mercados estão preferindo outros veículos do que os produzidos no Brasil?” Marcelo de Godoy, presidente da Abeifa, entidade que reúne importadores, em reação ao pedido da Anfavea ao governo para elevar o imposto de importação sobre veículos híbridos e elétricos. ........................................................................................................................................................................................................................................................................................... “Devemos parar de falar a respeito de híbridos como se fosse uma tecnologia de transição, porque também é uma alternativa de longo prazo.” Jim Farley, CEO da Ford, em uma reunião com investidores, no começo de junho.

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