80 Julho 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Divulgação/Hyundai Divulgação/Stellantis Freepik Redação AutoData Stellantis quer faturar € 20 bilhões com softwares Caminhões elétricos a hidrogênio da Hyundai percorrem 10 milhões de quilômetros Nos EUA 40% dos compradores de carros elétricos querem voltar à combustão A área de desenvolvimento de softwares automotivos da Stellentis projeta gerar receitas adicionais de € 20 bilhões para a companhia até o fim da década. As marcas do grupo já somam 13,8 milhões de carros conectados circulando, que somente em 2023 demandaram 94 milhões de atualizações via internet. Até 2030 a empresa prevê 34 milhões de veículos conectados. Já a partir deste ano os veículos do grupo na Europa sairão de fábrica com três plataformas digitais integradas: a STLA Brain, arquitetura que centraliza os acessos dos carros à internet, a STLA Cockpit, que dá acesso às tecnologias com menos botões e possibilidade de interação com inteligência artificial, e a STLA AutoDrive, que reúne os sistemas de direção autônoma. Em breve este processo será expandido a outras regiões. A Hyundai testou na Suíça por três anos e oito meses, rodando 10 milhões de quilômetros, 48 caminhões XCIENT elétricos alimentados por células de hidrogênio. Segundo a empresa trata-se de prova da confiabilidade de longo prazo da tecnologia, que gera eletricidade a partir de reação química do hidrogênio em um módulo. De acordo com a Hyundai, em comparação com frota de caminhões a diesel comuns, que emitiriam 6,3 mil toneladas de dióxido de carbono ao rodar a mesma distância, o XCIENT, que utiliza hidrogênio verde, reduz significativamente as emissões, equivalente à quantidade de carbono absorvida por 700 mil pinheiros por ano. Alimentado por dois módulos de células de combustível de 90 kW cada um o motor elétrico gera potência de 350 kW, ou 469 cavalos. A autonomia máxima é de 400 quilômetros. O modelo já opera em dez países: Estados Unidos, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Suíça. Quatro de cada dez proprietários de veículos elétricos nos Estados Unidos pretendem optar por um veículo a combustão em sua próxima compra. Foi o que revelou pesquisa da McKinsey divulgada pela Automotive News. As dificuldades com o carregamento dos veículos dificultam a transição para a eletromobilidade no país, de acordo com a consultoria, assim como os custos elevados de propriedade e a baixa autonomia para viagens de longa distância. Globalmente os resultados foram parecidos: 39% dos proprietários de EVs disseram pretender reverter o curso de volta à combustão. Foram ouvidos 30 mil consumidores de quinze países.
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