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77 AutoData | Julho 2024 julho o imposto subirá de 20% para 35% e teremos uma nova cota, da qual pretendemos trazer outras unidades. A ideia é, até o fim do ano, negociar cinquenta eDaily no mercado”. A eDaily é oferecida em três versões: furgão e chassi-cabine de 4,2 toneladas e chassi-cabine de 7,2 toneladas, com entreeixos que variam de 3,5 a 4,4 metros. É possível instalar de uma a três baterias em cada veículo, que geram autonomia de 110 a 300 quilômetros, dependendo da versão e da quantidade de packs instalados. O preço parte de R$ 549 mil e, segundo o presidente, o primeiro lote está todo negociado. Em breve serão anunciados os primeiros clientes, mas a Iveco optou por fazer vendas pontuais em vez de negociar muitas unidades com o mesmo transportador. O foco nesta primeira etapa é o Estado de São Paulo e a Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde as concessionárias já foram capacitadas e estão prontas para atender o pós-vendas. O presidente admitiu a possibilidade, caso a demanda seja maior, de vender unidades extrapolando a cota isenta do imposto de importação. CARACTERÍSTICAS DA EDAILY A eDaily é produzida em Suzzara, na Itália, onde também são montadas as baterias, pela FPT, cujas células são importadas da China. O motor elétrico também é FPT e alcança 134 cv nas versões de 4,2 toneladas e 193 cv nas de 7,2 toneladas. Segundo Carlos Fraga, diretor de marketing e desenvolvimento de rede, o projeto para a eDaily partiu do zero pensado em um programa elétrico, não é uma adaptação do diesel para elétrico. O chassi modular de caminhão permite que, nas versões chassi-cabine, sejam instalados implementos usados em modelos a diesel, sem a necessidade de adaptações. “Acreditamos ser a solução ideal para o transporte dentro de grandes centros urbanos”, afirmou o diretor. “Temos tecnologia de regeneração do freio que carrega as baterias e podemos recarregar o utilitário, por meio da dianteira, em qualquer tomada”. Junto com a eDaily a Iveco trouxe para o Brasil uma linha de carregadores Nexpro, sua marca para a reposição. Estes equipamentos podem ser usados em diversas aplicações de veículos elétricos, incluindo automóveis e comerciais leves. Ainda sem confirmação oficial ou estudos avançados existe a intenção, ao menos do presidente Márcio Querichelli, de produzir o eDaily no Brasil no futuro. Segundo ele a redução gradual e o fim das cotas de isenção do imposto de importação de 35% sobre veículos elétricos de carga, prevista para terminar em julho de 2026, é um facilitador para esta possível decisão.

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