73 AutoData | Julho 2024 gável por meio do motor a combustão aspirado 1.5 ou plugado na tomada — por isto tem autonomia para rodar com tração 100% elétrica até 80 quilômetros, segundo medições do Inmetro. AMBIÇÃO REAL Henrique Antunes, diretor comercial da BYD Brasil, confirma a ambição de incomodar a concorrência: “Nossa expectativa é vender cerca de 1 mil unidades do King por mês”. É mais ou menos o que a Toyota vende mensalmente do Corolla híbrido. Agora, portanto, só resta combinar o jogo com os fiéis clientes da marca japonesa, conquistados pela qualidade de seus veículos e pelo bom atendimento no pós-venda. Segundo Antunes a demanda inicial pelo King já justifica as expectativas após a abertura, em junho, da pré-venda do sedã, que somou 5 mil reservas com sinal de R$ 5 mil e oferta de bônus de R$ 6 mil, válida só por uma semana. O executivo avalia que a maior procura será pela versão mais cara do King, a GS, que deverá responder por 70% das vendas: “A diferença de preço é pequena para um carro deste nível”. As duas versões do sedã híbrido têm design, acabamento e pacote de equipamentos muito parecidos, o que mais muda é a potência combinada e a autonomia máxima em modo elétrico. DUAS AUTONOMIAS REAIS Ambas as opções do King têm motor a combustão 1.5 aspirado a gasolina de 108 cv. A versão mais barata GL usa motor elétrico de 177 cv, somando potência combinada de 209 cv, e a bateria de 8,3 kW/h confere autonomia com tração 100% elétrica em torno de 40 quilômetros. Já o King GS usa motor elétrico mais potente, de 194 cv, agregando no total 235 cv combinados, e a bateria também é bem maior, de 18,3 kW/h, que aumenta o alcance da propulsão puramente elétrica para 80 quilômetros, segundo medições já feitas no Brasil de acordo com padrões do Inmetro. Segundo a BYD, usando a propulsão combinada o King pode percorrer até 1,2 mil km antes de precisar reabastecer o tanque e recarregar a bateria, distância equivalente ao percurso São Paulo-Brasília, DF. O sistema DM-i prioriza o modo elétrico, o que resulta em consumo de combustível de elásticos 25,6 km/l. Ainda de acordo com a fabricante a combinação de propulsões garante desempenho bastante esperto ao sedã: 0 a 100 km/h em 7,3 segundos para o GS e 7,9 segundos para o GL, e ambos chegam à máxima de 185 km/h. QUALIDADES REAIS As duas versões do King são bastante completas em equipamentos e sistemas de segurança e conforto. Traz recursos de série como assistência de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, controle de aceleração de cruzeiro, direção assistida elétrica, freio de estacionamento eletrônico com autohold, sensores de estacionamento, câmara 360 graus, espelhos laterais elétricos e retráteis, chave com sensor de presença, seletor de câmbio eletrônico por botão rotativo no console central, saída de ar-condicionado traseira – só o GS tem duas zonas de temperatura –, quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas, quatro portas USB-A, tomada 12V e carregamento sem fio por indução para smartphones.
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