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70 Julho 2024 | AutoData INDÚSTRIA » ESTRATÉGIA Ranger, iniciada no ano passado. A capacidade foi ampliada em 70%, passando 110 mil unidades por ano, segundo a Ford. Uma das novidades é uma prensa de alta velocidade, a mesma que foi instalada na antiga planta de São Bernardo do Campo, SP. Com ela a Ford Argentina ganhou a maior e mais eficiente linha de estampagem do país, com capacidade de produzir até 1,8 mil peças grandes da picape por hora. Na área de soldagem são utilizados 318 novos robôs. Antes eram 99 para realizar a mesma operação. Agora a área arma as carrocerias de até quarenta unidades, soldando todas as peças, em uma hora. A linha de montagem final foi alongada, passou de 100 para 250 metros, o que possibilitou maior conforto e eficiência na execução. Ela foi equipada com controle automático de ferramentas de torque, escaneamento 3D para controle dimensional e mais de 1 mil câmaras e sensores, monitorados em tempo real com o uso de inteligência artificial para garantir a qualidade da picape. Segundo Kleber Fernandes, diretor de qualidade da Ford América do Sul, a fábrica tem o melhor índice de reparos por mil unidades produzidas dentre todas as plantas que produzem a Ranger no mundo: “Considerando a média global de reparos na Ford estamos 28% abaixo. Temos padrão de qualidade do produto que é reconhecido até mesmo pelo nosso próprio cliente”. RESULTADO NO BRASIL O resultado de todo este grande investimento, pelo menos por enquanto, é que no Brasil a nova Ranger tem aumentado a sua participação nas vendas do segmento de picapes médias. Segundo Pedro Rezende, diretor de vendas e da rede Ford no País, em 2023 foram negociadas mais de 17 mil unidades, o que correspondeu a 17% de participação no segmento: “No primeiro semestre de 2024 já avançamos para 19% de market share em picapes”. A fábrica de Pacheco produziu mais de 60 mil unidades da Ranger no ano passado, para abastecer Argentina, Brasil e outros mercados da região.

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