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69 AutoData | Julho 2024 e deste país no segmento de picapes”, comemora Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul. O executivo avalia que a produção local dos motores ajuda a atender com mais eficiência a demanda pela Ranger na região, além de abrir oportunidade de exportar o produto no futuro. O consumidor não deverá sentir qualquer diferença nos motores da Ranger produzidos na Argentina, nem técnica, nem de preço. Os propulsores são idênticos aos já utilizados: o Lion 3.0 V6 tem 250 cv e 600 Nm de torque e o Panther 2.0 170 cv e 405 Nm. Também não haverá, neste momento, vantagem no preço final, pois segundo Galdeano “o custo de produção não é uma vantagem hoje comparando com a importação, mas no futuro esperamos que sim”. REVITALIZAÇÃO A fábrica de motores na Argentina, que produzia até então o motor diesel Puma 3.2, foi totalmente revitalizada. Os responsáveis pela área dizem que sobraram apenas o teto e as paredes do prédio original. Temperatura e pressão são controladas no local que agora tem capacidade de produzir até 82 mil motores ao ano, em dois turnos, numa área de 5 mil metros quadrados. São 129 estações de trabalho com controle automático de tarefas, incluindo sistema inteligente de aperto de parafusos. Elas também foram projetadas para melhorar a ergonomia e o conforto dos 185 operadores, que receberam mais de 5 mil horas de treinamento. A linha é monitorada por mais de cinquenta câmaras e 2 mil sensores, que permitem a rastreabilidade das peças que estão sendo utilizadas. Para atender à demanda serão inicialmente produzidos 189 motores ao dia, em um turno e meio. O desafio é grande por causa da complexidade de coordenar a fabricação de distintos produtos: para mudar a produção do Lion para o Panther são necessários 15 minutos de ajustes. Por isto, no início, haverá a alternância de produção a cada mudança de turno, segundo o diretor de manufatura Adrián Perez: “Esta é a primeira vez que a fábrica produzirá dois modelos diferentes”. A Ford não informa qual é o índice de peças feitas na Argentina para a produção dos novos motores, mas diz que o índice regional de nacionalização da Ranger é 50%. No caso dos motores “as partes mais importantes são fornecidas por empresas da região”, segundo Perez. A Tupy, no Brasil, é a fornecedora dos blocos. INVESTIMENTO NA PRODUÇÃO A fábrica de Pacheco recebeu US$ 660 milhões, pouco mais de R$ 3,5 bilhões, para produzir a nova geração da picape

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