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63 AutoData | Julho 2024 O sedã Virtus: produção compartilhada por São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais. -conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. O anúncio – o primeiro feito pela empresa sobre a destinação do seu programa de investimento no País – foi feito em junho aproveitando a celebração dos 25 anos de atividade da fábrica, que foi inaugurada em janeiro de 1999 mas que só começou a produzir comercialmente o VW Golf em julho do mesmo ano e, um mês depois, entrou em linha o Audi A3, montado sobre a mesma plataforma até 2006. PRODUÇÃO COMPARTILHADA Produzido sobre a mesma plataforma MQB do T-Cross o Virtus entra em linha no Paraná a partir de 2025, mas seguirá sendo fabricado também na fábrica Anchieta. Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, justifica que o compartilhamento da produção em duas plantas é necessário porque espera-se por demanda maior pelo sedã no futuro, inclusive para exportações. Segundo Possobom não necessariamente será reduzida a produção em São Bernardo, que atualmente fabrica quatro modelos: Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. Mas ele admite que a fábrica precisará de espaço para produzir mais dois novos modelos que estão em desenvolvimento, também como parte do programa de investimentos da empresa no Brasil, que prevê o lançamento de dezesseis veículos, quatro deles inéditos. A fábrica de São José dos Pinhais é a mais recente e moderna das quatro unidades industriais da Volkswagen no Brasil. Seu projeto nasceu de um dos maiores ciclos de investimento da empresa no País, de US$ 2,5 bilhões, anunciado em 1996. Ao longo de sua história a planta já produziu 3 milhões de veículos de duas marcas do Grupo VW, Audi e Volkswagen. Três gerações do Golf foram produzidas no Paraná de 1999 até 2014 e a sétima geração, sobre a plataforma MQB, chegou em 2015 após investimento de R$ 520 milhões. O hatch médio foi fabricado até 2019. Neste mesmo ano começou a produção do T-Cross, que igualmente é montado sobre a MQB, e trouxe aporte de R$ 2 bilhões para a planta. Além do Golf e A3 também já foram fabricados no Paraná, de 2003 a 2021, os Volkwagen Fox e suas variações CrossFox e SpaceFox. No caso da Audi houve idas e vindas. Após encerrar a produção do A3, em 2006, a marca voltou a se associar à Volkswagen para fugir da sobretaxação a veículos importados do Inovar-Auto. Primeiro, em 2015, entrou em produção o A3 Sedan e, no ano seguinte, o SUV Q3, todos montados na mesma linha do Golf 7. Em 2019 a versão nacional do Q3 deixou de ser produzida e, em 2020, foi a vez do A3 Sedan. Em 2022 a Audi mais uma vez aproveitou um pequeno espaço da fábrica após redução de 35% para 18% o imposto para importação de partes semimontadas [SKD] para montagem no País. Assim passou a montar os Q3 e Q3 Sportback. 25 anos de Volkswagen/ Audi no Paraná

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