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59 INDÚSTRIA » CAMINHÕES E ÔNIBUS Investimentos pesados Cinco fabricantes de caminhões e ônibus têm programas em curso que somam R$ 6,9 bilhões no período 2021-2028. Scania foi a primeira a anunciar novo plano. Mercedes-Benz pode anunciar em breve. VOLVO R$ 1,5 bilhão 2022-2025 85% aplicados em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços; avanços na digitalização e conectividade; expansão da rede de concessionárias; R$ 250 milhões para nacionalização da produção de ônibus elétricos em Curitiba, PR. SCANIA R$ 2 bilhões 2025-2028 Sucede o plano de R$ 1,4 bilhão de 2021 a 2024. Recursos utilizados para modernização e atualização da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, e no desenvolvimento da produção nacional de veículos eletrificados e seus motores; R$ 60 milhões aplicados para produzir o primeiro chassi de ônibus elétrico no País, a partir de março de 2025. VWCO R$ 2 bilhões 2021-2025 R$ 1 bilhão para o desenvolvimento de linha de caminhões e ônibus com motorização Euro 6; continuação do desenvolvimento de modelos eletrificados no Brasil, como o caminhão leve e-Delivery e do já anunciado e-Volksbus; melhorias na fábrica de Resende, RJ. R$ 395 milhões 2022-2026 Ampliação da fábrica de Ponta Grossa, PR, com novos processos industriais; adoção de motores Euro 6 para as linhas de caminhões XF e CF. DAF R$ 1 bilhão 2022-2025 60% dos recursos aplicados no desenvolvimento de novos caminhões e ônibus, com adoção de motorização Euro 6 e gás natural ou biometano, além de introdução de modelos elétricos leves; outros 15% serão direcionados a melhorar processos industriais na fábrica de Sete Lagoas, MG, e Córdoba, na Argentina; 12% vão para o desenvolvimento de fornecedores para aumentar índice médio de nacionalização de 60% para 70%; e 13% serão investidos na expansão da rede de concessionárias. IVECO TOTAL ANUNCIADO: R$ 6,9 BILHÕES AutoData | Junho 2024

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