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52 Julho 2024 | AutoData TECNOLOGIA » BATERIAS Por André Barros, de Araxá, MG Nióbio reduz custos e tempo de recarga do e-Volksbus Projeto inédito da VWCO, CBMM e Toshiba tem resultados promissores Recarga completa das baterias de um ônibus elétrico em apenas 10 minutos, durante uma parada no ponto final. É o que promete o projeto da Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a CBMM, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, e a fabricante japonesa de baterias Toshiba. O segredo da recarga ultrarrápida está em substituir o grafite por óxidos mistos de titânio com adição de nióbio no ânodo, polo negativo, das células das baterias de íons de lítio utilizadas no veículo, o que permite o uso de acumuladores menores, mais baratos e com vida útil até três vezes superior. Em um desenvolvimento ainda inédito no mundo, mas bastante promissor para uso em veículos pesados eletrificados, um protótipo do e-Volksbus foi montado para usar a bateria SCiNb, produzida pela Toshiba, e começou a circular em Araxá, MG, na operação da CBMM, maior fornecedora de nióbio do mundo. Divulgação/VWCO O protótipo do e-Volksbus equipado com baterias NTO da Toshiba e nióbio da CBMM: testes promissores.

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