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51 AutoData | Julho 2024 fábrica de Querétano tem hoje capacidade para montar 2,3 mil unidades por ano. Um ano depois de colocar os pés no México foi a vez de entrar no mercado africano de mão inglesa, com volante à direita, por meio da introdução de uma linha de montagem de caminhões Constellation e chassis Volksbus em Pinetown, na África do Sul, em parceria com a alemã MAN que mantém fábrica no local desde 1962. Na unidade sul-africana a VWCO já montou quase 4 mil veículos e pode fazer cerca de setecentos por ano. Na década passada a VWCO chegou a ensaiar a instalação de linhas de montagem em outros países africanos com parceiros locais, principalmente em Angola, onde já vendeu cerca de 10 mil caminhões e ônibus. Segundo Soloaga o projeto ainda existe mas depende de alguns fatores para tornar o investimento viável. Mais recentemente, em 2022, a fabricante colocou seu pé na Ásia com a instalação de uma linha de montagem de caminhões Constellation e chassis Volksbus em Manila, nas Filipinas. Com investimento conjunto com o Grupo Macc, seu importador no país, agora a VWCO pode montar cerca de quinhentas unidades por ano com vantagem fiscal, conta Soloaga: “Decidimos montar em CKD lá porque o imposto de importação cai a apenas 1%, contra 20% se importar o veículo montado. Também é uma porta que abrimos para explorar mercados vizinhos, onde o frete custaria muito caro para se enviar a partir do Brasil”. O mercado argentino foi o primeiro a comprar caminhões VW e hoje segue sendo o maior cliente externo: já foram para lá 40 mil unidades. Para aprofundar essa relação, em 2023, foi tomada a decisão de investir em uma linha de montagem em Córdoba, com capacidade para produzir até 2,7 mil veículos/ano, em área que estava ociosa dentro da fábrica de transmissões que o Grupo Volkswagen mantém no país vizinho. A intenção, este ano, já é produzir oitocentas unidades de cindo modelos: duas versões do Constellation 17.280 chassi rígido e cavalo-mecânico, duas do Delivery, 9.170 e 11.180, e o chassi Volksbus 15.190 OD. “Com o espaço cedido na fábrica do Grupo Volkswagen em Córdoba conseguimos montar uma operação bastante competitiva, que vai facilitar as entregas no país e consolidar nossa presença lá”, justifica Soloaga. Nos próximos anos, afirma o executivo, a VWCO pretende continuar a explorar as oportunidades de expansão no Exterior, com dois objetivos comuns: o primeiro é crescer onde seus veículos já estão presentes, por meio da introdução de novos produtos, principalmente em países da América Latina; o segundo e paralelo passo é abrir novos mercados, com atenção voltada principalmente a clientes da África e do Oriente Médio. Assim a marca internacional de veículos brasileiros acelera seu rumo para conquistar a metade Sul do mundo. Atrevimento internacional: caminhões VW exportados para os Estados Unidos (à esq.), em 1985, e para a Alemanha (acima), em 1995. Reprodução Internet

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