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50 Julho 2024 | AutoData INDÚSTRIA » INTERNACIONALIZAÇÃO International. Mas isto, segundo Soloaga, em nada atrapalha os planos de expansão internacional da empresa, a prima mais popular do grupo. Muito pelo contrário, fazer parte de uma companhia maior só ajuda: “Temos acesso a mais tecnologias e a mais mercados com parcerias das outras marcas do Traton Group – como a que já temos com a MAN na África do Sul, por exemplo –, porque nossos produtos não competem com os da Scania ou MAN, que estão situados em faixa de peso e preço superiores. Então somos complementares”. Com esta pegada independente a VWCO foi conquistando mercados ao redor do mundo. Seu campeão de exportações e montagem no Exterior é a linha de caminhões semipesados e pesados Constellation, que já liderou vendas no Chile, Uruguai, Argentina e Colômbia. Projetado no Brasil e exportado para diversos países, o modelo também segue em kits CKD e SKD para montagem no México, na África do Sul, nas Filipinas e, desde o início deste ano, também na Argentina. Nestes países também são bem vendidos e montados chassis de ônibus Volksbus. A família brasileira de caminhões leves e médios Delivery é a segunda mais vendida fora do Brasil e a versão elétrica do modelo, o e-Delivery produzido na fábrica de Resende, desde 2021, também começou a ser exportado – o modelo, inclusive, poderá competir como opção mais barata em mercados mais maduros que estão eletrificando suas frotas. O mais novo membro da família de caminhões VW, o extrapesado Meteor, lançado no fim de 2020, também já iniciou carreira internacional. “Como disse todos os nossos produtos encontram clientes no Exterior”, pontua Soloaga. NO EXTERIOR DESDE SEMPRE Negócios no Exterior fazem parte da estratégia da VWCO desde o ano 1 da empresa, em 1981, quando foram embarcados os primeiros 37 caminhões – ainda produzidos em São Bernardo do Campo, SP – para Argentina, Chile e Paraguai, que continuam sendo clientes. Quando as legislações de emissões não eram uma barreira os caminhões VW foram vendidos até em países desenvolvidos. Em 1985 as exportações responderam por 28% da produção, com o embarque de 1,5 mil unidades, e foram fechados dois grandes contratos internacionais: um deles foi a compra de 10 mil modelos leves pelo Grupo Paccar, que vendeu os caminhões nos Estados Unidos com sua marca Peterbilt; o outro foi a venda de 11 mil veículos para a China. Dez anos depois, em 1995, as exportações superaram 2 mil unidades e foi a vez de a Alemanha comprar 8 mil L80, caminhão leve que antecedeu o Delivery. Já em 2002 a VWCO levou o cavalo mecânico Titan Tractor para o Salão de Hannover, na Alemanha, a mais importante feira mundial do segmento de transporte. Depois desta primeira apresentação a empresa seguiu apresentando seus modelos nas edições seguintes do evento, sempre provocando a curiosidade de visitantes que nunca tinham visto um caminhão ou ônibus com a marca VW na grade frontal. AS FÁBRICAS ESTRANGEIRAS Em 2004 a VWCO consolidou um plano de internacionalização e inaugurou sua primeira planta de montagem fora do Brasil, no México, onde já produziu 22 mil unidades dos caminhões VW Delivery e Constellation, além de chassis Volksbus. A Volksbus Yabantu com chassi 17.230: operação na África do Sul com a MAN produz veículos com volante à direita.

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