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49 AutoData | Julho 2024 O elétrico VW e-Delivery, projetado no Brasil, em exposição no Salão de Hannover, na Alemanha, em 2018: nova oportunidade internacional. E assim tem sido em 43 anos de operação, com a adoção de planos de internacionalização que já levaram 183 mil caminhões e ônibus VW para 35 países da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, que recebem tanto produtos da fábrica brasileira de Resende, RJ, como também de quatro unidades no Exterior, no México, na África do Sul e, mais recentemente, nas Filipinas e na Argentina. Atualmente a rede de concessionárias no Exterior, com duzentos pontos, já é maior do que as 150 casas no mercado brasileiro. Leonardo Soloaga, diretor de vendas internacionais, afirma que atualmente de 10% a 15% dos veículos produzidos são vendidos fora do Brasil, mas em passado recente este porcentual já passou dos 25% e o objetivo é alcançar de 30% a 35% nos próximos anos, por meio do aumento das exportações e uma provável duplicação das unidades de produção no Exterior. “O mercado internacional tem altos e baixos, exportamos 10 mil veículos em um ano e apenas 1 mil em outro”, pondera Soloaga. “Mas a empresa trabalha todos os anos para ser mais internacional do que já é. O número de fábricas em outros países pode dobrar nos próximos anos.” PRODUTOS CERTOS E CERTO ATREVIMENTO Produtos certos para certos mercados: “Esta é a nossa principal alavanca de vendas no Brasil e no mundo”, afirma o diretor. “Os caminhões e ônibus que fazemos são robustos e se adaptam muito bem à maior parte dos mercados emergentes, que têm condições parecidas com as do Brasil. Nosso slogan ‘menos você não quer, mais não precisa’ cabe em muitos países que estamos explorando.” Para além disto existe um certo atrevimento de não ter vergonha nem impedimentos de oferecer os produtos no Exterior, pois como a matriz mundial da VWCO está no Brasil as decisões de explorar mercados externos são mais rápidas e diretas. Desde 2018 a VWCO pertence ao Grupo Traton, unidade independente de veículos comerciais do Grupo Volkswagen que também agrega MAN, Scania e Navistar/ México: primeira fábrica fora do Brasil já montou mais de 22 mil caminhões VW e chassis Volksbus.

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