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37 AutoData | Julho 2024 Um outro projeto envolve várias montadoras junto com a fabricante de baterias Moura: envolve o elo seguinte da cadeia de baterias de lítio, o empacotamento das células e o sistema de gerenciamento eletrônico. “Estes são dois projetos interessantes porque estão ligados com a eletrificação mandatória no setor”, comenta Luciano Cunha de Sousa, especialista em inovação da Embrapii. Ainda em eletrificação a instituição tem um projeto solicitado pela VoltPile, empresa especializada em célula a combustível: “Ela identificou algumas possibilidades de tecnologias novas na área de bateria de estado sólido e estão estudando isso junto com o Instituto Senai de Eletroquímica e o Instituto de Tecnologia da Informação. Este projeto tem um fator interessante, porque ele casa recursos de P&D da ANP e assim potencializamos o recurso”. A Embrapii também conduz programas de desenvolvimento em outras áreas do conhecimento. Sousa cita mais uma iniciativa de economia circular: a reciclagem das partes de borrachas e de plásticos, algo que a indústria tem muita dificuldade em fazer: “Este projeto visa tanto estudar como reciclar esses materiais e também como desenhar peças que possam ser reaproveitadas”. Com a startup iFlow e a Volkswagen o projeto envolve o desenvolvimento de direção autônoma: “A ideia é desenvolver veículo autônomo tanto para o meio urbano como em ambiente confinado”. Já com resultado prático a Embrapii elaborou com a Autaza e a GM um equipamento e software que automatiza o processo de inspeção da pintura. O sistema está sendo testado inclusive por outras plantas da GM fora do Brasil e adquirido por outras montadoras. É um exemplo de um projeto que já tem sucesso comercial e está sendo exportado. Sousa afirma que a Embrapii tem recurso disponível para quem quiser realizar projetos: “Nosso modelo é de fluxo contínuo, que trabalha basicamente sob demanda. Qualquer empresa que precisar desenvolver algo que seja vinculado ao setor automotivo pode procurar a Embrapii e dizer o que está precisando e fazer uma discussão de proposta de valor e técnica”. SENAI ELETRIFICA Em seus projetos do Rota 2030 o Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, captou R$ 403,5 milhões. Dentre os cases de sucesso mais vistosos a instituição participou do financiamento do e-Sys, o eixo de tração auxiliar elétrica da Suspensys apresentado em 2019 comercializado desde 2022, que pode ser aplicado em carretas ou veículos pesados, ajudando a reduzir consumo de combustível e as emissões de CO2. O projeto contou com a participação da Randoncorp, dona da Suspensys, Gerdau, Companhia Industrial de Peças, Fundação Universidade de Caxias do Sul e Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser. Além de fornecer tração auxiliar o e- -Sys recupera a energia cinética durante frenagens e desacelerações e a armazena em baterias, para alimentar o motor elétrico do eixo, utilizado especialmente em situações como subidas e ultrapassagens. Outro projeto coordenado pelo Senai em parceria com Stellantis, AVL e Marelli otimiza o consumo de combustível por simulação. No lugar do dinamômetro de chassis, que ajusta a programação de Divulgação/Fundep

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