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36 Julho 2024 | AutoData POLÍTICA INDUSTRIAL » PESQUISA & DESENVOLVIMENTO produção de escovas usadas em motores elétricos de corrente contínua, em conjunto com a Imobras e a Universidade de Caxias do Sul, RS. Já o VCU, Vehicle Control Unit, é uma unidade eletrônica de gerenciamento e controle para veículos a combustão, híbridos ou elétricos. No módulo estão agregadas tecnologias como sistema de comunicação sem fio, localização do veículo em tempo real, telemetria, configuração e diagnóstico remotos e avisos de anomalias, tudo controlado por um software. O desenvolvimento foi realizado em parceria com Fueltech, WEG e Instituto Senai. A Finep também atuou no desenvolvimento de compósitos estruturais para elevar a densidade de potência de motores elétricos, aprimorando a montagem por meio da substituição de componentes metálicos por compósitos, em parceria com a WEG e Instituto Senai. Syrio explica que a Finep foi pioneira em adotar um sistema de fluxo contínuo mais eficiente para aprovar projetos: “No edital tradicional você tem uma janela de oportunidade para enviar as propostas. Se faltar um documento, se você não escreveu muito bem a proposta, está eliminado e acabou. O fluxo contínuo fica aberto o tempo todo. Se faltar algum documento, por exemplo, a gente dá dez dias de prazo para regularizar a situação. Isso foi uma revolução em termos de processo”. EMBRAPII ATENDE MÚLTIPLAS DEMANDAS Desde o início do Rota 2030 a Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, gerenciou 214 projetos com financiamentos de R$ 338 milhões. Dos projetos estruturantes mais emblemáticos para o estágio atual da indústria automotiva a Embrapii e o Senai selecionaram um que institui uma planta piloto de produção de baterias de lítio no Paraná, com investimento de R$ 68,8 milhões. O Brasil é 100% dependente da importação das baterias para carros eletrificados. Por isto o projeto atraiu imediata atenção e conta com a participação de 27 empresas de diferentes setores industriais, incluindo Petrobras, Stellantis, Volkswagen, GM, WEG, Tupy, CBA e CNH, que estão engajadas em obter o domínio tecnológico da produção de células de íons-lítio nas geometrias cilíndrica e prismática. Divulgação/Senai

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