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32 Julho 2024 | AutoData POLÍTICA INDUSTRIAL » PESQUISA & DESENVOLVIMENTO O programa Rota 2030, lançado em 2018, criou um até agora bem-sucedido regime de financiamento à pesquisa e desenvolvimento no País focado no setor automotivo nacional: com o redirecionamento de recursos do imposto de importação reduzido a 2%, o ex-tarifário aplicado sobre componentes e sistemas importados e sem produção similar nacional, fabricantes de veículos e autopeças já injetaram nos últimos cinco anos pouco mais de R$ 1,5 bilhão em 496 projetos de interesse da indústria tocados por ICTs, Institutos de Ciência e Tecnologia, em universidades e seus centros de Por Lucia Camargo Nunes Casamento da indústria com a academia gera filhos de R$ 1,5 bilhão Projetos com instituições de pesquisa financiados por linhas criadas pelo Rota 2030, e futuramente pelo Mover, trouxeram inovações à indústria e garantem desenvolvimento de tecnologias no País pesquisa, que já desenvolveram soluções concretas que agregam valor tecnológico aos veículos produzidos e comercializados no Brasil. Conhecido como Regime de Peças Não Produzidas, o programa fornece recursos a entidades que atuam como elo conector das necessidades da cadeia automotiva nacional com o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas. Os projetos estão agrupados em cinco linhas prioritárias de pesquisa e desenvolvimento e são coordenados por instituições nomeadas pelo governo federal: Finep, Fundep, Embrapii e Senai. Divulgação/Finet

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