412-2024-07

25 AutoData | Julho 2024 era esperado. Assim a entidade revisou sua projeção de insignificante expansão de 0,7% para uma vistosa retração de 20,8% nos embarques ao Exterior, que deverão somar não mais do que 320 mil unidades em 2024. Cláudio Sahad, do Sindipeças, revelou a expectativa mais atualizada da entidade, com alta de 4% no faturamento de 2024 sobre 2023, chegando a R$ 249,5 bilhões. Mas ele ressaltou, mais uma vez, o alerta para o crescimento das importações de peças, que poderá reduzir este valor. A associação também espera um volume de investimentos maior das empresas associadas em 2024, no total de R$ 49,4 bilhões aplicados no País, alta de 2,9% na comparação com 2023. TOYOTA Evandro Maggio, presidente da Toyota no Brasil, em sua participação no evento avaliou que o Brasil tem a oportunidade única para conquistar mais mercados, assim como fez a Toyota nos últimos dois anos, tornando-se a maior exportadora de veículos do País. Para tanto, afirmou Maggio, é necessário foco nas exportação, que não deve ser tratada apenas como negócio complementar dos fabricantes, e também assegurar condições de competitividade e previsibilidade para a indústria automotiva: “Neste sentido a aprovação do Mover foi um marco. O programa fornece diretrizes de desenvolvimento e também é importante para colocar o Brasil na rota dos investimentos internacionais”. PESADOS O presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, “um otimista por natureza”, espera que o mercado de caminhões e ônibus avance 14% sobre 2023, chegando ao final de dezembro com 146 mil unidades emplacadas – exatamente a mesma projeção feita pela Anfavea em janeiro, que em julho reduziu sua expectativa para 143 mil emplacamentos de veículos pesados, baixando o crescimento para 10,9%. A união de fatores favoráveis da economia com a expectativa de avanço nos programas governamentais levam a um cenário positivo para o segmento, avalia Cortes. Caso este cenário se concretize a recuperação de vendas dos pesados será em V, saindo das 129 mil unidades de 2023 para as 146 mil, ou 143 mil, deste ano. Porém o executivo pondera que o volume ainda está bastante distante de números de dez anos atrás quando foram vendidas cerca de 190 mil unidades: “A constatação é que está melhorando [o ambiente de negócios] mas estamos muito longe de onde já estivemos. Temos uma preocupação, sem querer tirar a beleza do momento, que é a alta capacidade instalada de 400 mil unidades e uma ociosidade de 70%”. Roberto Cortes, Volkswagen Caminhões e Ônibus Evandro Maggio, Toyota

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