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14 FROM THE TOP » MÁRCIO DE LIMA LEITE, ANFAVEA Julho 2024 | AutoData pontos porcentuais a mais. Não está se pedindo uma superproteção. Então independentemente se tem a produção aqui ou não, as importações devem ser tributadas. Nós mesmos, como montadoras instaladas no País, podemos trazer os veículos importados porque todos temos fábricas na China. Queremos que os investimentos aqui não sejam afetados, porque se mantiver a alíquota zero não se atrai novos investimentos. Mas ao se elevar a alíquota para 35% para produtos que ainda não são produzidos no Brasil, caso de elétricos e híbridos plug-in, isto pode atrasar a eletrificação no Brasil? Independentemente de tributar ou não nós vamos ter sim um avanço nessas tecnologias, vamos produzir todas elas no Brasil. O que nós não podemos colocar em risco são os investimentos que foram anunciados. Mas vamos ter uma fábrica de baterias? Eu visitei uma na China, um investimento de US$ 10 bilhões, ou quase R$ 60 bilhões em apenas uma fábrica. Pois eu pergunto: o Brasil tem capacidade de fazer este investimento? Migrar de forma abrupta [para a eletrificação] pode colocar em risco a industrialização? Nós temos de ter uma transição responsável com a nossa cadeia de suprimentos, com a indústria e com os trabalhadores. A aprovação do Mover foi uma novela de longa duração, que aliás iniciou com o seu mandato na Anfavea, a partir de maio de 2022. Mas só dois anos depois o programa foi votado e aprovado no Congresso, no início de junho passado. Essa demora toda prejudica os objetivos do programa? Todos os membros da Anfavea concordam com tudo que está lá? O Mover não é 100% o que gostaríamos, mas atingiu um resultado muito positivo, um consenso muito grande dentro da Anfavea, dos representantes das autopeças e de outras associações. Essas discussões levam tempo mesmo. De forma geral eu penso que houve um trabalho muito bem feito pelo Legislativo e pelo Executivo, pela turma do Ministério do Desenvolvimento, pelos técnicos e pela indústria. Não temos pegadinha, algo que possa prejudicar uma empresa em detrimento da outra. Então é um programa vitorioso e motivo de comemoração da maturidade que o Brasil atingiu. A Anfavea tem divulgado que o Mover já motivou R$ 130 bilhões em investimentos até a virada desta década. Mas algumas dezenas de bilhões deste total são de programas que já estavam em andamento bem antes e alguns até já terminaram. Qual parte desses investimentos, afinal, é de fato motivada pelo Mover? “ Há risco sim de as fábricas precisarem fazer paradas para ajuste de produção. E quando a produção é afetada os investimentos também são. Por isto precisamos enfrentar com muito senso de urgência a questão das importações.”

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