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89 » FIM DE PAPO AutoData | Junho 2024 100% US$ 40 mil US$ 30 bi 510% Tarifa do imposto de importação que os Estados Unidos passaram a aplicar sobre carros elétricos chineses no fim de maio, após quadruplicar a alíquota, que já era de 25%. A China cobra 15% sobre carros importados e promete elevar a 25%. Preço estimado da tonelada de cobre daqui a cinco anos, ou quatro vezes mais do que a cotação atual, por causa do aumento da demanda pelo metal, insumo fundamental para a produção de carros elétricos, geradores eólicos e painéis solares. Mercado de bioquerosene de aviação SAF no Brasil, do total de US$ 400 bilhões no mundo nos próximos anos. O biocombustível é produzido a partir de óleos vegetais, etanol, bagaço de cana, gordura animal e até lodo de esgoto. Crescimento das vendas de carros chineses importados no Brasil de janeiro a maio deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. Foram emplacadas 42,8 mil unidades, que equivalem a 27% das importações de veículos em cinco meses. “A China não compete, trapaceia.” Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em maio, ao justificar o aumento de duas a quatro vezes nas tarifas de importação de produtos chineses como carros elétricos, chips, placas solares, aço e alumínio. “ Nem a Tesla nem eu pedimos essas tarifas. Sou a favor da ausência de taxas e de incentivos para veículos elétricos ou para petróleo e gás. A Tesla compete muito bem no mercado da China, sem taxas e nenhum subsídio.” Elon Musk, dono da Tesla, durante sua participação na conferência VivaTech em Paris, França, no fim de maio, mudando o que disse em janeiro, quando afirmou que chineses iriam “atropelar” os concorrentes ocidentais se não fossem adotadas barreiras tarifárias. “ Os mercados globais estão inundados com carros elétricos mais baratos e os seus preços são mantidos artificialmente baixos por enormes subsídios estatais.” Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, no fim de 2023, ao abrir estudo para elevar a tarifa de importação de carros elétricos chineses nos países da União Europeia. “ Se você não for forte o suficiente eles não terão medo de você. Há muitos exemplos de políticos de outros países que estão preocupados com os veículos elétricos da China.” Wang Chuanfu, presidente e fundador da BYD, avaliando o medo que países têm da competição dos carros elétricos chineses, em uma reunião de cúpula do setor automotivo na cidade chinesa de Chongqing, no início de junho. “Esse é o charme do biocombustível: não existe uma solução única para o mundo todo, ela é customizada. O óleo de palma, por exemplo, é fonte alternativa para recuperar áreas degradadas numa faixa do globo que inclui Pará, Colômbia e Indonésia. Em outras regiões pode ser a soja ou o milho.” Entrevista ao NeoFeed de Erasmo Carlos Battistella, CEO do ECB Group, holding que controla a Be8, produtora biocombustíveis que investe US$ 1 bilhão no projeto Omega Green, usina no Paraguai que vai produzir bioquerosene de aviação, o SAF, e diesel HVO a partir de óleos naturais não comestíveis, gorduras animais e outras matérias-primas residuais.

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