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80 Junho 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Divulgação/Iveco Redação AutoData VWCO dá partida da produção na Argentina... Iveco renova o Tector ...e lança chassi de ônibus de 15m Volvo inicia vendas do FH que roda com 100% de biodiesel A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a produzir seus modelos em Córdoba, Argentina, em 13 de maio. A linha está instalada em área de 15 mil m² dentro do centro industrial do Grupo Volkswagen no país vizinho, onde também funciona fábrica de transmissões para veículos leves. A expectativa é a de montar oitocentas unidades este ano, ante a capacidade produtiva de 2,7 mil/ano. O volume será partilhado por dois caminhões da família Delivery, o 9.170 e o 11.180, dois Constellation 17.280 nas versões chassi-cabinbe e cavalo-mecânico, e um Volksbus, o 15.190 OD. Segundo a VWCO ao longo de 2023 foram feitas as homologações dos veículos, agora liberados para a comercialização no mercado argentino, que já foi o maior da fabricante no Exterior: as exportações para lá começaram há 25 anos. A Iveco renovou o visual do caminhão médio Tector nas configurações de 9 e de 11 toneladas, com cabine curta, que ganharam novo para-choque com luzes de condução diurna de LED, defletores laterais e nova grade frontal, adotando desenho alinhado aos seus novos modelos. As duas versões, junto com a de 15 toneladas, têm novo degrau de acesso à cabine e farol de neblina. O interior ganhou novo revestimento em todas as versões para maior durabilidade e resistência à infiltração de água. A Iveco também adotou novos bancos e novas cores de acabamento para a parte interna da cabine, seguindo o estilo usado no pesado S-Way. A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou nova versão do Volksbus 22.260 S, chassi com a maior capacidade técnica no segmento se transporte urbano de passageiros. Com 15 metros o veículo leva até 22 toneladas e consegue, segundo a empresa, transportar até 30% mais passageiros, elevando a capacidade total para 115. Seu motor é o D08 que foi recalibrado e agora é até 8% mais econômico do que o modelo anterior. Outra novidade é a suspensão pneumática que oferece mais conforto e reduz os custos de manutenção. A segurança também foi melhorada, garante a VWCO: o chassi oferece maior estabilidade em curvas, melhor aderência ao solo, melhor controle de frenagem e partida em rampa mais avançada A Volvo iniciou as vendas de uma nova versão do caminhão FH que pode rodar com 100% de biodiesel, o B100. A comercialização, de início, será mediante análise prévia da engenharia da fábrica e o transportador interessado precisará de uma autorização da ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, para comprar e estocar o biocombustível, uma vez que o B100 ainda não está disponível comercialmente no Brasil. A novidade tem o objetivo de atender pequena parcela de clientes que produzem seu próprio biodiesel, a partir da soja na maioria dos casos. Esta nova versão do FH é equipada com motor desenvolvido a partir da linha Euro 6 da Volvo, o que traz maior flexibilidade aos transportadores, que poderão rodar com o B14, diesel S10 com 14% de biodiesel, até o B100. Divulgação/VWCO

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