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75 AutoData | Junho 2024 Vencedores do Prêmio Excelência HPE 2023 Fornecedor do ano Axalta Excelência em custos Axalta Excelência em qualidade Triospuma Excelência em logística Maxion Wheels Excelência em pós-vendas Bovenau pistões, sistemas de freios e de alimentação de combustível são mais difíceis de serem localizados: “A matriz exige uma lista de requisitos técnicos muito grande e por isto é complicado encontrar um fornecedor que atenda todas as necessidades com um custo viável para tornar o item nacional”. A HPE já tentou localizar a produção destes itens no passado e não conseguiu. Atualmente a estratégia é importar e focar na procura de parceiros de outras peças e componentes. Esse trabalho deverá ganhar força nos próximos meses uma vez que a HPE mostrará, até o fim do ano, o primeiro veículo nacional do investimento anunciado de R$ 4 bilhões e precisa expandir sua base de conteúdo local. Alguns fornecedores já foram nomeados mas segundo o vice- -presidente da HPE, Reinaldo Muratori, o novo modelo ainda tem porcentual de peças locais muito abaixo do que a empresa gostaria. A empresa também negocia a nacionalização de modelos Suzuki, que considera uma marca com potencial para o mercado brasileiro e atualmente conta com apenas um produto em seu portfólio, o SUV Jimny, importado do Japão. Além dos novos veículos nacionais e importados que virão para o Brasil o investimento também contempla o desenvolvimento de motores e sistemas híbridos flex, aumento da capacidade produtiva da fábrica, compra de novos equipamentos e capacitação e expansão da mão de obra. Apesar das margens estreitas de nacionalização, o evento do Prêmio Excelência HPE 2023, realizado em São Paulo no fim de maio, reuniu representantes de mais de duzentas empresas fornecedoras, que para o CEO Mauro Correia têm importância estratégica para a operação da HPE: “Reconhecer a excelência do trabalho dos nossos fornecedores, que são nossos parceiros, é muito importante porque sem eles o sucesso das nossas marcas no País não existiria”. jamento é produzir 21,6 mil veículos em 2024”, n´[umero ainda bastante abaixo da capacidade da fábrica de Catalão, que pode montar até 120 mil unidades/ano. “Por isso temos o desafio de crescer os volumes em um curto espaço de tempo, para bem manter a nossa operação local.” NACIONALIZAÇÃO DIFÍCIL Para expansão da produção e das vendas a HPE considera fundamental fortalecer sua base local de fornecedores. Segundo Correia as compras de componentes crescerão em 2024 para R$ 1,1 bilhão, alta de 10% sobre o R$ 1 bilhão investido em 2023. Também está em curso o trabalho de nacionalização de componentes para a produção de novos veículos nos próximos anos. Edenílson Ducatti, diretor da fábrica de Catalão, diz que existe busca por itens como pneus, vidros, bancos, rodas e sistemas de exaustão, por exemplo. A intenção é que os fornecedores ajudem a HPE a investir no processo de nacionalização com a compra e o desenvolvimento de ferramentais. No entanto o executivo afirma que partes como bloco do motor,

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