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71 AutoData | Junho 2024 Fornecedores premiados do VW The One 2024 Segurança de fornecimento Megatech Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Yapp Qualidade CGE Social e Diversidade Usiminas Pós-Vendas Shell Volkswagen Argentina Kromberg&Schubert (Kroschu) Serviços & Investimentos Sapore Conectividade Kromberg&Schubert Powertrain Schaeffler Químicos Interno Grupo Simoldes Químicos Externo Axalta Metálicos NSK BONS RESULTADOS, NOVOS NEGÓCIOS Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil, avalia que as dificuldades com componentes do Sul serão contornadas para manter os bons resultados que a empresa vem conquistando. Em 2023 foi a fabricante que mais cresceu, as vendas avançaram 17% sobre 2022, acima da média geral do mercado, de 11,3%. No primeiro quadrimestre de 2024 o ritmo seguiu forte, com expansão das vendas de 35,7% em comparação aos mesmos quatro meses do ano passado, o dobro da média geral de 17,5%. A participação da marca cresceu de 13,8% no primeiro quadrimestre de 2023 para quase 16%, e segue sendo a segunda mais vendida do País. Com estes números o Brasil tornou-se o terceiro maior mercado da Volkswagen no mundo, atrás somente da China e da Alemanha. A Volkswagen também tem o carro mais vendido do País este ano, o Polo, e lidera o maior segmento do mercado com o SUV T-Cross, que em maio foi apresentado com sua primeira reestilização desde o lançamento, em 2019. Segundo a empresa este é o primeiro dos dezesseis lançamentos prometidos até 2028, dentro do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões para o período. Luiz Alvarez, vice-presidente de suprimentos da Volkswagen América do Sul, confirmou aos fornecedores presentes que os lançamentos de uma ampla gama de produtos, incluindo modelos a combustão, híbridos e elétricos, deverá beneficiar toda a cadeia: “Os lançamentos nos trarão bons resultados e mais negócios para os atuais e novos fornecedores”. O executivo, contudo, lembrou que ainda não foram recuperadas as perdas de 2022, pico do pós-pandemia da alta de custos e falta de componentes eletrônicos que causou redução da produção: “Recuperamos parte da alta dos custos mas ainda não chegamos ao mesmo nível de 2019. Precisamos de mais um ano de redução de custos para chegar aos resultados [de antes da pandemia]”. parada para fornecer componentes para veículos eletrificados, principalmente híbridos, que a Volkswagen e outras empresas planejam produzir aqui: “Quando nós colocarmos os pedidos eles telefonarão para a matriz e aprovarão o investimento. Eles já têm a tecnologia”. O executivo revelou que uma parte dos investimentos dos fornecedores será feita pela própria Volkswagen. “Quando pensamos nos investimentos temos de dividir em três partes, quase iguais: uma para o desenvolvimento dos produtos, outra para produzir esses veículos nas nossas fábricas e a terceira parte é investida em ferramentais que serão usados pelos fornecedores.”

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