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64 Junho 2024 | AutoData LANÇAMENTO » ESTRATÉGIA A PICAPE SHARK O lançamento da Shark, com aura de evento global, reuniu na Cidade do México mais de oitocentos convidados de diversos países latino-americanos, mercados para os quais a BYD direciona seu primeiro foco com a picape. Desenvolvida a partir da plataforma inédita DMO Super Híbrida Off-Road e produzida em em Zhengzhou, China, a Shark é um PHEV, híbrido plug-in: o powertrain híbrido, composto por um motor a combustão de 1,5 litro turbo e dois elétricos, um na dianteira e outro na traseira, gera até 430 cv, o equivalente, segundo a BYD, a um motor 4.0 V8. A aceleração de 0 a 100 km/h demora 5,7 segundos, de acordo com medição da fabricante. O sistema híbrido garante autonomia de 840 quilômetros pelo ciclo europeu de medição – o veículo ainda não passou pela auditoria do Inmetro, que costumam reduzir esta distância em torno de 30%. Com tração 100% elétrica a picape roda em torno de 100 quilômetros, segundo a BYD. A BYD não esconde com quem a Shark pretende concorrer: nada menos do que a líder do segmento de picapes médias no mercado brasileiro, a Toyota Hilux, que vendeu 18,4 mil unidades de janeiro a abril, quase o dobro da Chevrolet S10, segunda mais vendida. O porte da Shark é maior, no entanto: tem 5 m 55 de comprimento, 3 m 26 de entre-eixos e 1 m 97 de largura. Sua caçamba oferece espaço para 1 mil 450 litros, mas leva apenas 835 quilos de carga – menos do que as suas principais concorrentes, por causa do peso das baterias. Acabamento interno e eletrônica embarcada ficaram caprichados, ao menos nas versões exibidas no lançamento. O interior traz itens como painel de instrumentos digital de 10 polegadas e a tradicional tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, com todas as funções de infoentretenimento já conhecidas dos modelos lançados pela BYD no Brasil. A picape ainda traz a funcionalidade VTOL, que a transforma em uma fonte de carregamento de energia para outros aparelhos, como o novo SUV Tan recém- -lançado no Brasil. O nome Shark segue a analogia da “linha oceano” da BYD, que já tem o Dolphin, golfinho, e o Seal, foca. Por ser uma picape a escolha do tubarão acabou sendo a mais óbvia – e o design trouxe algumas inspirações, como a luz traseira que remete à nadadeira do predador dos mares. Por enquanto está disponível apenas no mercado mexicano, a partir de 899 mil 980 pesos, o equivalente a R$ 274 mil. Deve desembarcar no Brasil em agosto.

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